sexta-feira, 2 de março de 2012

UFPE lança curso para democratização do acesso à pós-graduação

Estão abertas as inscrições para o Curso Pré-Acadêmico de Pós-Graduação, destinado prioritariamente a negros e indígenas, de origem popular, nascidos e/ou residentes nas regiões Nordeste/Norte, e vindos de famílias com poucas oportunidades econômicas.
O curso tem como objetivo preparar candidatos aos processos de seleção da Pós-Graduação nas diversas áreas do conhecimento nas Universidades Públicas, tendo em vista a democratização do acesso aos cursos strictu sensu, na modalidade mestrado. A primeira turma terá início em abril de 2012 no campus do Agreste, em Caruaru, com 30 vagas disponíveis.
As inscrições se encerram em 15 de março e podem ser feitas de modo presencial ou via postal. Os endereços e as informações sobre o cadastramento podem ser encontrados no Edital, disponível na página da Pró-Reitoria de Extensão. O resultado será divulgado no site da Proext e em murais dos Campi Agreste e Recife da UFPE. Não serão aceitos recursos quanto aos resultados da seleção.
Os alunos serão selecionados em duas etapas. A pré-seleção é eliminatória e inclui a validação dos documentos, o enquadramento nos critérios do curso e a análise do questionário socioeconômico dos candidatos e candidatas.
O candidato deve apresentar uma carta compromisso, na qual deverá dissertar a respeito de suas perspectivas em relação ao curso Pré-Pós, à pós-graduação, à carreira acadêmica e às atividades coletivas cidadãs em sua comunidade, bem como explicitar quais os benefícios que o mesmo trará para seu aprimoramento profissional e outras razões que justifiquem sua candidatura. A segunda etapa, também eliminatória, é uma entrevista, que inclui a defesa oral da carta-compromisso.
AÇÃO AFIRMATIVA – A UFPE é uma das 13 Instituições de Ensino Superior do país selecionadas no “Concurso de dotações para formação pré-acadêmica: equidade na pós-graduação”, promovido pela Fundação Ford e Fundação Carlos Chagas. A Proext, coordenadora institucional do projeto, denominou o curso de Pré-Pós (Pré-Acadêmico preparatório à Pós-Graduação), inserido na política institucional de democratização do acesso e de fortalecimento das ações afirmativas. É uma ação que se propõe a contribuir para ampliar o acesso aos cursos de pós-graduação strictu sensu, na modalidade mestrado, a um segmento tradicionalmente excluído do acesso à pós-graduação.
Mais informações
Coordenação de Gestão da Extensão (CGE)
(81) 2126.8609 / 8134

Nenhum comentário:

Postar um comentário