sábado, 24 de março de 2012

GRÊMIO ESTUDANTIL

 O QUE É GRÊMIO ESCOLAR?

É uma entidade política, essencialmente, democratizante, com foco na aprendizagem, cidadania, compartilhamento e na luta por direitos estudantis.
Constitui um espaço de discussões, pautado na livre interação entre os participantes e a comunidade.
O Grêmio Estudantil reúne um processo pedagógico que possibilita aos estudantes uma experiência política completa, de modo a exercer a cidadania através da proposição, discussão, discordância, debate e negociação de seus projetos de forma democrática e livre.

OBJETIVO DO GRÊMIO

A fundamentação desta ação colegiada está em propiciar aos jovens o reconhecimento e o exercício da prática política-democrática como princípio para a conquista e efetivação de direitos, fortalecendo a participação ativa nas soluções de conflitos.

POR QUE GRÊMIO NA ESCOLA?

A escola é um local privilegiado de construção da cidadania, formação de lideranças e da promoção da cultura cívica. Destarte, a consolidação do Grêmio Estudantil como instrumento de fortalecimento na participação dos estudantes nas decisões da escola, de forma responsável e comprometida, não se pauta apenas, na defesa dos interesses estudantis, mas na aproximação da comunidade escolar no processo decisório.
O grande desafio deste instrumento colegiado é edificar a escola como espaço público, efetivamente, cidadão, politizado e cônscio de deveres e direitos, de modo a propiciar aos seus representantes a participação no Projeto Político-Pedagógico, programas de cultura e lazer, política educacional, como também, no Conselho Escolar e Associação de Pais e Mestres e em outras organizações na perspectiva de propor alternativas de transformação social.




Nenhum comentário:

Postar um comentário