domingo, 10 de novembro de 2013

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO E A DIFERENÇA ENTRE ESCUTAR E OUVIR

Com o avanço tecnológico, obtivemos diversas conquistas e avanços que facilitam e muito nosso dia a dia, porém, vivemos um momento de crise nos relacionamentos em âmbito geral.

São raras as culturas que optam por um diálogo mais formal, ou melhor, dizendo a “moda antiga”. Num passado não tão distante, fazíamos questão de conversar com as pessoas podendo olhar para ela e neste processo de comunicação, percebia-se como a pessoa estava, seu tom de voz e muitas vezes, este era o momento que se descobria que não estava bem e conversavam sobre isto. Como é bom ser consolado, orientado e sentir que uma pessoa se preocupou com você e ali se chegava a um ponto comum e saiam com uma ação a tomar que faria toda a diferença.

E hoje? Como você se relaciona com seus familiares, amigos pessoais, da escola e/ou colegas de trabalho? E em casa, no seu lar? Como anda esta questão? Sabemos mais ouvir ou escutar? Qual a diferença entre um e outro?

Aliados, acredito que muitos vão dizer que a comunicação independente com quem quer que seja, está cada vez mais escasso e as pessoas acabam tendo cada vez mais dificuldade de se expressar, se comunicando muitas vezes por e-mail, torpedos ou por redes sociais, mesmo estando próximo da pessoa.

No lar, o ambiente normalmente é o reflexo que convivemos externamente e aí está um sinal de alerta importante. Devemos combater e não permitir que isto afete a harmonia do seu lar. Você sabe quem pode começar a fazer a diferença quanto a isto? Você!!! Isto mesmo meu caro leitor... Uma vez que você internalizar esta importante missão, plantará as sementes de amor, respeito, cidadania, maturidade e resgatará o que de fato nunca poderia ter sido deixado para trás, ou seja, a prática de um bom relacionamento íntegro e saudável.

Uma excelência na comunicação sempre ocorre quando praticamos o saber ouvir ou escutar! Qual a diferença entre as duas?

A diferença entre ambas é a ATENÇÃO. Grande parte das pessoas quando estão conversando apenas escutam, ficando normalmente no piloto automático, pensando em outros assuntos e na maioria das vezes, muda-se a pauta sem o menor cuidado. Já quem sabe ouvir, olha atentamente para a pessoa que está falando, observa cada detalhe, se envolve no assunto e no final, descobre a solução de um problema, compartilha daquela opinião, fortalece o relacionamento, a amizade, aprende e demonstra fidelidade a quem estava falando. Então aliados, vamos promover um novo momento e resgatar valores que nunca deveriam ter sido deixados de lado. Vamos praticar o SABER OUVIR e tenha certeza de que poderemos multiplicar esta boa prática para o dia a dia.

Posso garantir que não irá se arrepender. Dê esta oportunidade para você e vamos em frente

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO 



Nenhum comentário:

Postar um comentário