Em sua primeira entrevista exclusiva, realizada com o Blog de Jamildo, o novo secretário de Educação, Anderson Gomes, disse que vai buscar o diálogo com os professores, inclusive objetivando melhorar o salário, um dos mais baixos do Brasil, mas vai cobrar também produtividade da classe. Ele disse que agora o foco agora é melhorar a qualidade, depois de ter investido em infra-estrutura.
O secretário disse que a pasta terá recursos da ordem de R$ 2,8 bilhões neste ano, mas preferiu não afirmar de quanto poderia ser o aumento dos professores, objeto de cobrança de vários internautas. Na primeira gestão Eduardo Campos, uma das reclamações da representação dos trabalhadores da área de educação. “Vou dialogar”, prometeu. “Não falta dinheiro para nada. Dinheiro o estado tem”, afirmou, em outro momento.
Na conversa com os repórteres Ana Laura Farias, Daniel Guedes e Ines Calado, Anderson Gomes anunciou que vai abrir o sinal de internet de todas as escolas públicas do Estado, até o primeiro semestre de 2011, beneficiando alunos e professores e a comunidade com acesso a rede mundial de computadores. Ele citou como exemplo escolas de casa amarela que já estão testando a inovação. “Será algo simples, com a instalação de um roteador, depois de duplicação da banda (com a ajuda do governo federal)”, observou.
O novo gestor diz que não pretende por enquanto chamar mais concursados porque o quadro já atende às necessidades e o que mais se precisa são temporários. Nesta hora, o secretário emendou uma das primeiras críticas, reclamando que os professores faltam muito e era preciso mudar a lei. Em estudo.
A gente também perguntou se a questão da violência contra os professores preocupava e o que a Secretaria da Educação poderia fazer. A resposta foi vaga, dizendo que preoucupa e será objeto de atenção.
Na área de novos projetos, ele disse que neste ano de 2011 serão construídas 140 escolas integrais.
Do Blog do Jamildo
Nenhum comentário:
Postar um comentário