quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Grupo protesta contra fechamento de turmas em escolas estaduais


Um grupo formado por alunos, pais de alunos e professores da Escola Estadual Pintor Lauro Villares, localizada no bairro dos Torrões, na Zona Oeste do Recife, realizou nesta quinta-feira (5) um protesto pacífico em frente à Secretaria de Educação do Estado, na Várzea. Eles denunciam o fechamento das turmas de 1º ano do ensino médio da unidade. Com isso, os estudantes das atuais quatro turmas de 8ª série da escola terão que ser remanejados para outras unidades.
Os estudantes reclamam que as escolas para onde serão encaminhados são distantes de onde moram ou sofrem com a falta de segurança. O problema foi levado ao conhecimento do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) que apurou a denúncia. Segundo o sindicato, outras dez escolas da Região Metropolitana do Recife (RMR) passam pela mesma situação de fechamento de turmas, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio. As escolas no interior do Estado ainda não foram fiscalizadas pelo Sintepe.
Como resposta ao protesto, a secretária executiva de gestão de rede, Margarete Zarponi recebeu representantes do Sintepe e dos manifestantes para esclarecer a situação. De acordo com o Sintepe, a secretaria de educação disse desconhecer o fechamento das turmas. Por causa disso, foi criado um comitê que irá investigar as denúncias.
O grupo é formado por reprsentantes da Escola Pintor Lauro Villares, Sintepe, secretaria de educação e pelas Gerências Regionais de Educação (Gere) que atendem as escolas onde foram encontradas as irregularidades. A primeira reunião do comitê será nesta sexta-feira (6), às 9h, na sede da Secretaria de Educação de Pernambuco.
Do NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário