quarta-feira, 23 de maio de 2012

COMDECA REACENDE POLÊMICA

Aconteceu, na manhã de ontem (22), na promotoria de Santa Cruz do Capibaribe, uma reunião que contou com a presença de representantes do COMDECA, Conselho Tutelar, Conselho de Direito, gestores das escolas estaduais de Santa Cruz, representantes da GRE Agreste Centro Norte de Caruaru e o promotor Dr. Odir. 
O objetivo da reunião era discutir os problemas enfrentados pelas escolas estaduais de nossa cidade, verificados através de denúncia do COMDECA. Além dos problemas de falta de professor e de infraestrutura, a denúncia ressuscitou uma antiga polêmica santa-cruzense: as barracas em torno das escolas. Este é um problema que ocorre há décadas e nenhum prefeito foi capaz, ou se atreveu a resolver. Ficou claro que a responsabilidade é do poder municipal e não dos gestores das escolas, cabendo ao prefeito Antônio Figueroa tomar as medidas cabíveis para solucionar o problema ou entrar para o rol dos prefeitos que passaram pelo cargo e deixaram o problema se perpetuar.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

MEC amplia currículo alternativo para tirar ensino médio público da crise


Neste ano, 1.660 escolas da rede pública aderiram ao Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), criado em 2009 pelo Ministério da Educação com o objetivo de reformular uma das mais problemáticas etapas do ensino. No total, segundo o Ministério da Educação, o programa passou a atender 10% das escolas públicas com ensino médio, o que representa uma adesão de 2.015 unidades nos 27 estados.
Em 2011, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a taxa de reprovação no ensino médio foi de 13,1%, o maior índice desde 1999. Além disso, 9,6% dos estudantes neste ciclo abandonaram a escola - no primeiro ano do ensino médio, a taxa de abandono foi de 11,8%. As taxas de reprovação e abandono no ensino fundamental foram de 9,6% e 2,8% no mesmo período, respectivamente.
O Proemi é uma tentativa do governo de desatar o grande “nó” da educação pública do país. Os problemas encontrados desde as primeiras séries do ensino fundamental vão se acumulando ao longo dos anos e transformam o ensino médio em um grande 'gargalo'. Com um extenso conteúdo espremido em três anos letivos, o ensino médio apresenta alto índice de evasão escolar, alunos acima da idade adequada na série e baixos índices de proficiência em matérias básicas como português e matemática.
O Programa Ensino Médio Inovador prevê oferecer disciplinas alternativas e aumentar a carga horária para tornar a escola mais atraente. Para fazer parte do programa, as unidades têm de fazer uma proposta de oferecer disciplinas que variam de acordo com as especificidades da região e estejam dentro de quatro campos de conhecimento: trabalho, ciência, cultura e tecnologia.
As matérias obrigatórias previstas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação também devem estar no currículo. E é necessário ampliar a jornada escolar para, no mínimo, 3.000 horas para os três anos do ensino médio, ou seja, o mínimo de 5 horas de atividades diárias. Atualmente, pelo currículo tradicional, a lei prevê 4 horas de aulas por dia, sendo pelo menos 2.400 durante todo o ensino médio.
A previsão do ministério é atender mais 4 mil escolas no próximo ano e alcançar 100% delas até 2015. A estimativa de investimento para este ano é de R$ 140 milhões.

Evasão e baixo rendimento

Problemas de evasão e baixo aproveitamento no aprendizado são detectados desde o início da educação básica, mas é no ensino médio que a situação atinge níveis alarmantes. A avalanche de conteúdo dos 3 anos do ensino médio perdeu o sentido e não se sabe se o objetivo do ensino médio é preparar para o vestibular ou para o mercado de trabalho. Sem a expectativa de cursar uma universidade e longe de encontrar especialização profissional na escola, muitos adolescentes abandonam os estudos para trabalhar e reforçar a renda familiar.
Segundo dados do Movimento Todos pela Educação coletados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só metade dos jovens brasileiros conclui essa etapa do ensino na idade esperada (até os 19 anos). Desses, apenas 11% aprendem o considerado ideal em matemática.
Todos os anos, os rankings de desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) revelam o fracasso do ensino médio na rede pública. Em 2010, nenhuma escola estadual ou municipal apareceu entre as 100 primeiras com as melhores notas. As 13 escolas públicas que aparecem no universo das 100 melhores são colégios de aplicação de universidades, militares, escolas federais e técnicas.

Do G1

terça-feira, 15 de maio de 2012

Governo define gestor escolar


Por voto direto, a comunidade escolherá três nomes, mas o governador apontará o diretor. O candidato terá que fazer curso


 O processo de eleição para diretores de escolas da rede estadual passará por mudanças este ano. A partir de agora, a escolha do dirigente se dará por meio de uma lista tríplice, eleita pela comunidade escolar, e encaminhada para avaliação do governador Eduardo Campos, que terá a decisão final de quem ocupará o cargo. Ao anunciar, segunda (14), as novas regras, o secretário de Educação, Anderson Gomes, afirmou que existe o compromisso do governador em nomear o candidato mais votado da lista. “Quando isso não acontecer, será uma exceção. E haverá uma explicação para isso. Até agora, em todas as escolhas de dirigentes para outras áreas, como a da Saúde, feitas por lista tríplice, o mais votado foi sempre confirmado no cargo”, justificou o secretário. Outra importante alteração é o investimento na qualificação em gestão escolar dos futuros diretores. Todos os professores interessados em disputar o pleito terão que participar de um curso de formação. Só poderão concorrer à vaga os candidatos que forem aprovados nesse processo.
Os professores interessados devem se inscrever no curso a partir de desta terça (15), por meio do site da Secretaria de Educação. O prazo segue até o dia 20 de junho. A exigência vale também para quem for ocupar o cargo de diretor-adjunto. Serão disponibilizadas 11.235 vagas para o aperfeiçoamento em gestão escolar. As aulas serão ministradas nos fins de semana pela Universidade de Pernambuco (UPE). Com o certificado na mão, os candidatos passarão para a segunda etapa: a consulta junto à comunidade escolar para eleger os três nomes que participarão da lista. Poderão votar para a escolha do diretor os professores efetivos, os estudantes matriculados (a partir dos 14 anos), um responsável pelo aluno e os funcionários da escola. A eleição acontecerá simultaneamente em todas as unidades, dia 9 de dezembro.
Com a lista tríplice na mão, o governador publicará no dia 18 de dezembro no Diário Oficial os nomes escolhidos para ocupar o cargo de direção. “Esse é o mesmo processo que acontece na escolha de reitor das universidades públicas. Não vejo nenhum tipo de retrocesso nessa metodologia. Pelo contrário, estamos ampliando o acesso a todos os professores que se interessem em concorrer à vaga e garantindo uma formação mais qualificada para esses novos gestores”, avalia o secretário de Educação.
Estudantes da rede estadual reafirmaram a importância de participar da escolha de quem vai dirigir a escola. “Somos os interessados diretos nesse processo. É muito importante sermos ouvidos”, afirma Valter José de Souza Júnior, 15 anos, aluno da Escola Joaquim Távora, no bairro da Madalena. Sobre a formação de uma lista tríplice, ele acredita que o mais votado será respeitado na hora da nomeação. “Se a gente votou nele é porque entendemos que é a melhor indicação”, opinou o estudante.
Os nomeados terão um prazo de três dias (de 19 a 21 de dezembro) para se matricular no curso de especialização ou mestrado que será oferecido pela UPE. “Quem não estiver matriculado em um dos dois cursos não poderá tomar posse no dia 2 de janeiro de 2013”, afirma a secretária-executiva de Gestão de Rede, Margareth Zaponi. Ela destaca que a mudança mais importante nesse processo é o forte investimento na qualificação do novo gestor. “As mudanças na escola exigem um perfil mais preparado, voltado para vencer o desafio de fazer o aluno realmente aprender. Vamos buscar o aperfeiçoamento em cima de um padrão de competência com forte ênfase na parte pedagógica”, ressaltou.
A última eleição para diretor foi realizada em 2005. A escolha este ano envolverá todas as 1.101 escolas da rede. Estão aptos a se candidatar cerca de 26 mil professores efetivos do quadro. A quantidade de vagas disponibilizadas para participar do curso de formação, e com isso se credenciar para o cargo, será definida de acordo com o tamanho da escola, segundo a Secretaria de Educação.

Do JC Online


sábado, 12 de maio de 2012

Festival Pernambuco Nação Cultural aporta, pela primeira vez, em Caruaru


A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, vai participar pela primeira vez do Festival Pernambuco Nação Cultural. O evento, que acontecerá de 14 a 20 de maio, vai reunir artistas das mais diversas áreas. 
O festival, que é organizado pela Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe, de vai contar com shows musicais, apresentações teatrais, exposições fotográficas,mostra de áudio visual entre outros eventos. O evento será realizado em diversos pontos da cidade. Artistas como Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Otto e a banda Devotos estão na programação do evento. Segundo o coordenador do evento Leo Antunes, 70% dos artistas são caruaruenses.
DO NE10

Adiado de novo o lançamento do candidato do PTB à prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe


Por falta de consenso no partido, foi adiado de novo para a “próxima quarta-feira” o lançamento do candidato do PTB à prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe.
Há cerca de quatro meses, o deputado federal e principal líder do partido na cidade, José Augusto Maia, diz que o candidato será anunciado na “próxima quarta-feira”. Mas até agora, nada.
Nesta sexta-feira, em contato com o Blog, o deputado disse que já foi iniciada a “contagem regressiva” para a definição do candidato, que será ele próprio.
Porque, segundo as pesquisas em poder do partido, qualquer um dos quatro que estão postulando a candidatura (o vice José Elias, o bioquímico Dr. Nanau e os vereadores Fernando Aragão e Ernesto Maia) perderia, num confronto direto, para o candidato da oposição Édson Vieira (PSDB).

Do Blog do Inaldo Sampaio

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Mais de 300 atrações no São João de Caruaru


CARUARU – A prefeitura desta cidade do Agreste divulgou, na noite desta quarta (9), a programação do São João 2012, que vai homenagear o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga e o cantor caruaruense Azulão, que completa 70 anos de idade e 50 de carreira. A festa começa no dia 2 de junho com Joquinha Gonzaga, Dominguinhos, Elba Ramalho e a banda Cavaleiros do Forró. Ao todo, serão mais de 300 atrações distribuídas em cinco polos de animação.
Entre as principais atrações também estão Chiclete com Banana, Flávio José e Mastruz com Leite, que se apresentam no dia nove, e Aviões do Forró, que sobe ao palco no dia dez. Alcymar Monteiro e a banda Calypso são os destaques da programação no dia 15 e o cantor Petrúcio Amorim e a banda Limão com Mel, no dia 16.
Na véspera do São João, dia 23, o público vai assistir a shows da banda Brasas do Forró, dos forrozeiros Azulão, Jorge de Altinho e Santana e do grupo Forró da Pegação. No dia 24 as atrações são Camarão, Zé Ramalho, Elifas Júnior e Assum Preto.
O popular Michel Teló vai se apresentar no dia 28 e a baiana Margarete Menezes no dia 29, quando também sobem ao palco as bandas Gatinha Manhosa e Brucelose. O maior São João do mundo só acaba no dia 30 de junho, com shows de Garota Safada, Waldonys, Forró Real e da banda Magníficos.
Serão cinco polos de animação. A novidade este ano é o palco alternativo, onde vão se apresentar artistas da nova cena musical de Caruaru e do estado. Os outros polos são: a Estação Ferroviária, o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, Forró do Candeeiro e o Polo Alto do Moura. A expectativa da prefeitura é que a cidade receba mais de 1,2 milhão de visitantes durante o período junino.
“A grade de programação não está fechada, vai ficar aberta para que possamos incluir novas atrações”, destacou o prefeito José Queiroz. A festa de lançamento aconteceu no Clube Intermunicipal e contou com show da Banda Forró Quentão e homenagem ao compositor Onildo Almeida, autor da música Feira de Caruaru e parceiro de Luiz Gonzaga. Também houve exibição das peças publicitárias que vão divulgar a festa.
 JC Online

terça-feira, 8 de maio de 2012

Nota de Esclarecimento Petista


ESCLARECIMENTOS SOBRE A NOTA “PT: Tradicionais Devem Apoiar Jessyca” PUBLICADA NO BLOG DIÁRIO DA SULANCA EM 07/05/2012 ÀS 21:51 H.

A tal nota afirma que os petistas considerados “tradicionais”, ou seja, que já militam no Partido há muito tempo, estão desgostosos com a ingerência do grupo denominado “taboquinha” dentro do PT (ISTO É VERDADE) e por isso esse grupo dos petistas “tradicionais” decidiu apoiar a futura candidatura de Jessyca Cavalcanti para vereadora nas próximas eleições (ISTO NÃO É VERDADE).

Não é segredo pra ninguém que temos uma excelente relação pessoal e até política com a professora Jessyca Cavalcanti, pois temos muita consonância naquilo que defendemos. Porém, sou militante do Partido dos Trabalhadores (eu e mais um grupo de companheiros tidos como os “tradicionais”) e sempre tomamos decisões em conjunto. Hoje, temos uma discussão no seio do partido a cerca da tática eleitoral e uma das posições em que temos concordância é a de termos candidaturas de petistas a vereador nas próximas eleições, visto que, nosso intuito é acima de tudo, fortalecer o partido em detrimento de qualquer interesse pessoal. 

Neste sentido, afirmo que um apoio à candidatura da professora Jessyca não seria pecado algum, pois entendo que seu nome é um aglutinador em potencial, porém, nas instâncias do PT não fora discutido em momento nenhum,  apoio a candidaturas a vereador que não seja de nosso partido. 

Portanto, entendo que a publicação foi equivoca, pois não representa a posição uníssona de nosso grupo e o que é pior, não está assinada por nenhum filiado do PT que esteja autorizado a se pronunciar em nome do grupo ou do partido. Tenham certeza, que no momento oportuno estaremos nos dirigindo à população de forma oficial e mais pública possível para anunciarmos a decisão de nosso coletivo que será pautada nas raízes históricas do Partido, regatando os princípios que estão postos no seu Manifesto de Fundação.

Saudações Marxistas,

Virginio Vasconcelos Carneiro
Secretário de Formação Política – Comissão Executiva Municipal do PT

Do Blog Mala Política

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Sexo: você sabe tudo a respeito?


O tempo passa e as pesquisas sobre sexo continuam sendo temas importantes. Você talvez já tenha lido muito sobre o assunto, mas, provavelmente, não conhece certas verdades a respeito do ato sexual. Confira a seguir:

O clitóris é mais interno do que externo
Nas aulas de biologia, aprende-se que o clitóris é aquele pequeno apêndice arredondado, logo acima da entrada da vagina, sendo um órgão externo e visível. Esse órgão é composto de mais de 8.000 fibras nervosas e se enrola ao redor da vagina. Quando a mulher se excita, ele tende a ficar ereto e o prazer sexual da mulher aumenta. Embora os homens não possam ver nada disso, é possível sentir.
  
O esperma é nutritivo 
Numa ejaculação, a quantidade de esperma de um homem tem aproximadamente a mesma quantidade de proteínas que um ovo grande, além de vitamina c, vitamina b12, cálcio, potássio, magnésio e zinco.
  
A abstinência sexual prejudica a saúde física e mental
Os médicos afirmam que existem benefícios reais à saúde relacionados ao sexo. A atividade sexual aumenta os níveis de imunoglobulina A, um poderoso anticorpo que previne gripes e resfriados antes de começarem, além de combater alguns vírus na entrada da boca e do nariz, impedindo que penetrem no organismo. O sexo é um excelente auxiliar do sistema imunológico e favorece a boa aparência e a simpatia. A abstinência sexual, pelo contrário, leva a sérios transtornos psicológicos como, por exemplo, a pedofilia e a masturbação compulsiva, que se verificam em inúmeros casos divulgados pela mídia. Como dizia o famoso filósofo e escritor Aldous Huxley, “Não existe perversão sexual mais repugnante do que a abstinência.”

O sexo faz as mulheres mais atraentes
A atividade sexual feminina dobra os níveis de estrogênio pelo corpo, o que torna o cabelo mais brilhante e a pele mais macia. Pesquisadores defendem que este hormônio pode ser tratado como a “fonte da juventude” das mulheres. Além disso, o orgasmo feminino envolve uma reação em que as bochechas ficam mais rosadas e os lábios mais vermelhos, especialmente em temperaturas altas. É quase como um tratamento de beleza completo sem sair da cama. A abstinência sexual, ao contrário, torna as mulheres doentes, feias, tristes e frustradas.

Os métodos anticoncepcionais prejudicam a libido
Trata-se de um complicado caso psicológico. Mulheres que usam métodos anticoncepcionais tendem a achar seus parceiros menos atraentes e menos satisfatórios na cama, porque identificam neles um homem que deseja um relacionamento duradouro e não apenas um momento de luxúria carnal. Por outro lado, essas mulheres tendem a apreciar mais seus companheiros justamente pelos aspectos não sexuais da relação. Os números parecem comprovar essa tese: uma pesquisa recente comprovou que os relacionamentos das mulheres que usam métodos anticoncepcionais duram cerca de dois anos a mais do que as que não usam.

 Dieta altera o gosto do sêmen
As adeptas de sexo oral certamente se interessarão por essa notícia: o sabor do esperma se modifica, de acordo com o que o homem come. Por exemplo, frutas doces como abacaxi, kiwi e melancia deixam o esperma com um sabor mais leve, enquanto que cerveja e café produzem o efeito oposto. Além do sabor, pode haver mudanças na textura. Por exemplo, as carnes vermelhas podem tornar a ejaculação mais “amanteigada”. Já as frutas cítricas e ácidas tornam o esperma um pouco mais doce.

O tal Ponto G não existe
Muito se falou ultimamente sobre uma suposta zona erógena que deixa as mulheres automaticamente em estado de extrema excitação. Seria o chamado Ponto G. Mas estudos recentes garantem ter vasculhado todas as regiões da vagina e não encontrado nenhuma área em particular com essa função. Existem, no entanto, várias partes em que a estimulação sexual causa efeitos notáveis. Pode ser um jogo estimulante para os parceiros descobrir quais são eles.

Prefeito é preso por desvio de recursos públicos na Paraíba


Polícia Federal na Paraíba cumpre nesta sexta (4) oito mandados de prisão, além do pedido de afastamento de prefeitos e de secretários municipais. Entre os presos, está o prefeito de Catingueira, José Edivan Félix. Ele vai responder por crime de responsabilidade e porte de arma de uso restrito. Outro prefeito, de município ainda não divulgado, está foragido.
A Operação Dublê investiga um esquema de desvio de recursos públicos e falsificação de notas fiscais. Além dos mandados de prisão, estão sendo cumpridos 27 de busca e apreensão e seis de condução coercitiva, quando o acusado é obrigado a ir à polícia dar explicações.
As investigações mostram que o grupo desviou mais de R$ 5 milhões dos cofres municipais, sendo R$ 1,5 milhão de verbas da saúde, R$ 1 milhão de educação e ação social e R$ 2 milhões de verbas de desenvolvimento rural e infraestrutura. Segundo a PF, os acusados usavam verbas públicas para uso próprio. Os gastos das cidades chamaram a atenção do Tribunal de Contas do estado.
O dinheiro era desviado a partir do recebimento dos recursos nas contas das prefeituras. Depois de sacados os valores, as despesas eram comprovadas por meio de processos de licitação falsos e lançamento de empenhos fictícios, com notas fiscais clonadas.
Os presos vão responder pelos crimes de responsabilidade, fraude a licitação, falsidade ideológica e formação de quadrilha.

Fonte: Agência Brasil