domingo, 4 de novembro de 2012

Game para autistas rende participação em feira americana

Software desenvolvido por estudantes da ETEPAM será apresentado na Intel ISEF 2013, no Arizona

Sete meses se passou desde que os estudantes do 2º ano da Escola Técnica Estadual Professor Agamemnom Magalhães (ETEPAM)Thiago Pedrosa e Luiz Reis juntaram-se ao professor de empreendedorismo Eraldo Guerra para o desenvolvimento de um software que promete ajudar crianças autistas. O resultado do esforço tem como prêmio o reconhecimento do trabalho e carimbo no passaporte: os três embarcam para a cidade americana de Phoenix, no Arizona, para apresentar o projeto na Intel ISEF 2013, feira científica internacional realizada em maio.
O convite para participar da feira veio na última sexta-feira (26), como prêmio pelo primeiro lugar obtido na categoria Ciência da Computação da Mostratec, competição internacional de trabalhos técnicos organizada pela Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo (RS). Na ocasião, o grupo foi sorteado ainda com uma bolsa mensal de R$ 1,1 mil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que receberá durante um ano para a realização do trabalho.
O grupo desenvolveu o Can Game, um software multidisciplinar para o tratamento de crianças autistas. “A tese que desenvolvo no mestrado é sobre autismo. A gente fez uma pesquisa científica a respeito do comportamento autista e unimos com o conhecimento dos meninos. É um game lúdico, por meio do qual as crianças aprendem as disciplinas trabalhadas em sala de aula e desenvolvem a cognição”, explica Eraldo Guerra.
O jogo apresenta às crianças uma sequência de cartas com atividades ligadas ao cotidiano, como alimentação e higiene. O objetivo é organizá-las conforme a ordem necessária para realização das ações. Também foi desenvolvido um módulo em que a criança precisa soletrar as palavras exibidas na tela.
Ansioso por sua primeira viagem internacional, o estudante de Design de Interiores Thiago Pedrosa conta que o objetivo do projeto é ajudar a sociedade. “A gente não pensa em vender o software, pois é um projeto social. Nós pretendemos doá-lo para escolas e instituições que precisam”.
Projetado para notebooks, smartphones (wp7) e Kinect, o software se baseia no sensor dos movimentos da criança para realização das tarefas. Através de um dispositivo de rastreamento, pais e médicos podem acompanhar via e-mail o andamento das atividades realizadas pela criança.
Batizada de Life Up, a equipe responsável pelo projeto é formada ainda pelos universitários e estagiários do Centro de Inovação da Microsoft Rodolfo Soares e Allan Ramos.
Intel ISEF -A Intel® International Science and Engineering Fair é a maior competição científica de ensino médio do mundo. Participam dela anualmente mais de 1,5 mil estudantes de cerca de 70 países. Os trabalhos inscritos são avaliados por doutores e os melhores disputam bolsas escolares e U$ 3 milhões em prêmios.

SEDUC PE

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