De Cabrobó, Parnamirim, Tacaratu. Muitos dos estudantes que comparecem, neste sábado (17), ao Aulão do Contagem Regressiva, da Globo Nordeste, na cidade de Belo Jardim, no Agreste, vieram de muito longe para conferir as dicas dos 22 professores do Projeto Educação. Desde o início da manhã, os alunos já formavam filas para garantir os melhores lugares na casa de eventos Cia do Lazer.
Os estudantes da Escola Senador Paulo Guerra, em Cabrobó, enfrentaram oito horas de estrada para chegar a Belo Jardim. Claudiane Almeida, Gerliane Cavalcante e Wanduelmo Silva saíram às 11h da sexta (16) da cidade do Sertão para chegar com tranquilidade, por volta das 7h, ao local do aulão. "Quando fomos escolhidos para representar a escola, ficamos felizes. É sempre boa a oportunidade de revisar, sempre tem algo novo a aprender", contou Claudiane, que tenta este ano a vaga para o curso de direito.
Outro grupo animado que chegava às instalações montadas na Cia do Lazer vinha de Tacaratu. A professora Eliane Nascimento comandava o grupo de 18 estudantes sorteados da Escola de Referência de Ensino Médio (Erem) João Batista Vasconcelos. Um deles era Liliane Santos, que tenta vaga para medicina. "A viagem foi de quatro e horas e muito divertida, mas viemos aqui mesmo para estudar, de aprender coisas novas com os professores", contou. Assim que a aula acabar, os alunos irão retornar para Tacaratu.
Muitos dos estudantes que vieram de cidades distantes de Belo Jardim encontraram apoio na Erem da cidade. Os estudantes locais ficaram de plantão para receber alunos de cidades como Petrolândia e Petrolina. "Como eles enfrentaram longas distâncias, chegam cansados. Então, recepcionamos eles lá na escola, que ofereceu banheiros para o banho, lanches. E a gente ficou conversando com eles , fazendo novos amigos. É uma honra para a gente de Belo Jardim receber tanta gente. Viramos referência com isso, né?", explicou Gabriela Santos.
Mais de 3 mil estudantes são esperados para receber dicas dos 22 professores. Todos os estudantes participantes do Contagem Regressiva são de instituições públicas e vieram de 178 escolas do Agreste e Sertão do estado. Durante cerca de 5 horas, eles irão assistir a resoluções de questões baseadas no modelo do Enem.
Do G1 PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário