quinta-feira, 19 de julho de 2012

Eduardo Campos entrega tablets na volta às aulas da rede estadual

A volta às aulas nesta quinta-feira (19/07) teve um gostinho ainda mais especial para os cerca de 600 alunos da Escola de Referência Ginásio Pernambucano (GP).  Em evento que marcou a inauguração do novo prédio do GP, que fica na Av. Cruz Cabugá (Santo Amaro), o governador Eduardo Campos fez pessoalmente a entrega dos primeiros tablets que serão doados a todos os estudantes dos 2° e 3° anos do ensino médio da rede estadual.
 
Até setembro serão distribuídos 156 mil tablets nas 1.101 escolas do Estado. Recebem primeiro as unidades situadas em municípios cuja população é superior a 300 mil habitantes e que obtiveram notas acima de 5,0 no exame aplicado para aferir o Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe). O Governo do Estado teve um custo total de R$ 98 milhões com a compra dos computadores portáteis.

Para Eduardo, um futuro melhor começa em sala de aula. “A forma mais expressiva para a economia continuar girando, com emprego e qualidade de vida, é conquistar as pessoas para o caminho da formação e da educação”, disse, creditando também aos investimentos em educação o resultado alcançado pelo Estado na diminuição da criminalidade, tendo Pernambuco sido o único estado do Nordeste a reduzir a violência entre os jovens no ano passado.

Alunas do 2° ano do GP, Larissa Martins, 17, e Clarissa Alves, 16, nunca tiveram um computador pessoal. Muito satisfeitas com as novas possibilidades de pesquisa e de estudo trazidas pelo tablet, elas foram as primeiras a receber o aparelho das mãos do governador. “Essa é uma aposta no nosso aprendizado. Com isso, o Governo está mostrando que acredita no nosso crescimento”, reconheceu Larissa. “É uma honra para mim participar desse momento tão importante e de tanto avanço na educação de Pernambuco. Serviremos de espelho para outros estados”, completou a sua colega de turma, Clarissa.  

Todos os tablets vêm com dispositivos de segurança que os desabilitam totalmente em caso de perda ou roubo. Os aparelhos ainda possuem um chip que permite rastreá-los através do sistema GPS. Eduardo explicou aos estudantes os mecanismos de segurança e os tranquilizou: “Podem transportá-lo dentro das bolsas e nos ônibus, porque ninguém vai atrás de tablet de aluno do Estado”, garantiu.  

 Foi também o GP o local escolhido por Eduardo para entregar 20 mil microfones. A partir de agora, todo professor utilizará microfones em sala de aula. O Governo já tinha feito a entrega dos primeiros 6,5 mil em 2011. Atualmente, o quadro de docentes do Estado é de cerca de 26 mil professores, que  também viveram no dia de hoje o início dos cursos do Programa de Formação Continuada de Gestores/Técnicos Educacionais de Pernambuco (Progepe/Protepe).

Outra novidade foi o anúncio de que 240 kits de robótica serão entregues até o início de agosto. As aulas de robótica estão previstas para iniciar no final do mesmo mês e serão contempladas todas as escolas de referência, técnicas e as que estão ligadas ao Ensino Médio Inovador. O kit é composto por fascículos da Lego e peças do motor do objeto que deverá ser montado durante a aula.

Além dos alunos do GP, mais de 750 mil estudantes de 1.017 escolas voltaram às aulas nesta quinta-feira. Esse número corresponde a 92,4% de toda rede estadual.
 
ESTRUTURA- Há mais de uma década o GP vinha funcionando num prédio alugado na Rua do Hospício. Com a nova estrutura erguida na Av. Cruz Cabugá, a escola centenária passa a oferecer 18 salas de aula, cinco laboratórios, quadra coberta, além de auditório com capacidade para 150 pessoas. Foram 15 meses de obras e cerca de R$ 5 milhões em investimentos. Eduardo fez questão de visitar todos os espaços do prédio novo do GP.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

TCE LIBERA LISTA DEFINITIVA COM NOME DOS FICHAS SUJAS



Como já era esperado para a data de hoje o Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou a pouco a lista definitiva com os nomes das pessoas que estão com pendencias com aquele órgão. A lista foi repassada para o Tribunal Regional Eleitoral e com base na mesma os Promotores de Justiça Eleitorais poderão solicitar o indeferimento de candidaturas com base na Lei da Ficha da Ficha Limpa.
Adiantei na noite de ontem que, mesmo com as liminares conseguidas, o Dep. José Augusto estaria nesta lista, fato confirmado.
Aparecem na lista 15 pessoas que estão relacionadas com as despesas de Santa Cruz do Capibaribe onde, por estarem planejando candidatura, os nomes de JOSÉ AUGUSTO MAIAANTÔNIO JOSÉ DE FRANÇA e ZILDA BARBOSA MORAES MENAganham destaque uma vez que provavelmente terão travar uma briga judicial pela candidatura.
O Sr. José Augusto Maia, acusado em denúncia de formação de quadrilha e improbidade administrativa pelo Ministério Público, como dito ontem, conseguiu suspender contas rejeitadas pela Câmara de Vereadores, mas como explicado na decisão, caso o TCE mantenha as decisões, provavelmente as votações da Câmara de Vereadores serão mantidas, ou seja, a questão não está definida em favor do mesmo.
A Lei da Ficha Limpa veio para moralizar a política brasileira, mas ela é só um meio, entre outros, que o cidadão tem para expurgar da vida pública o político considerado FICHA SUJA.
O principal meio, repito, é o VOTO! Não vote em candidatos de procedência duvidosa que muitas vezes se valem de artimanhas para se livrarem de fatos nítidos.

Euzébio Pereira Neto


Veja nomes citados na Lista Definitiva do TCE relacionados a Santa Cruz do Capibaribe:
ADEMIR DE BRITO OLIVEIRA
ANTONIO JOSÉ DE FRANÇA
ANTÔNIO RAMOS DE MOURA
ERNANDO SILVESTRE DA SILVA
GISLAINE RAMOS DE ARÚJO
HELDER VIEGAS MONTEIRO DE CARVALHO
JOSÉ AUGUSTO MAIA
JOSEMAR CLEMENTE SILVA
LUIZ BEZERRA DA COSTA
NAUTÍLIA NAÍLZA RAMOS DE LIMA
RAYMUNDO FRANCELINO ARAGÃO FILHO
ROBERTO JOSÉ LIMA ARAGÃO
ROSANI ARAGÃO DOS SANTOS
SEVERINO MANOEL DE FRANÇA
ZILDA BARBOSA DE MORAES MENA

Do Blog Ponto de Vista

CANDIDATA SE DESPEDE EM GRANDE ESTILO


A diretora da Escola Dr. Adilson Bezerra Jéssyca Cavalcanti reuniu a equipe para anunciar seu afastamento temporário da gestão. 


Jéssyca é candidata a vereadora pelo PTC (Partido Trabalhista Cristão) e em cumprimento a legislação eleitoral, precisou se afastar do cargo pelo período de três meses.


Bem ao estilo Jéssyca, a gestora não deixou a tristeza ou preocupação se alastrar. Participou do São João da Escola e até dançou xaxado, ao lado dos professores, numa apresentação para alunos, pais e comunidade escolar que estava presente. 
Jéssyca tem se mostrado uma ótima opção de representação feminina para a Câmara de Vereadores em 2012.