sexta-feira, 27 de junho de 2014

II Concurso de Paraquadrilha é realizado em Caruaru

Vestidos de matutos e com uma animação estampada no rosto, 152 pessoas com e sem deficiência participaram na tarde da última quinta-feira (26), em Caruaru, Agreste do Estado, do segundo Concurso de Paraquadrilha realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos em parceria com prefeituras. O evento ocorreu no Polo das Quadrilhas, localizado na estação ferroviária e contou com a apresentação de três grupos, a Quadrilha Fogo na Roupa da cidade de Riacho das Almas, Quadrilha da Terceira Idade de Camocim de São Félix e Quadrilha da Apodec (Associação das Pessoas com Deficiência de Caruaru).

Bernardo D'Almeida, secretário da SEDSDH, destacou a satisfação de promover momentos como este para as pessoas com deficiência. “Todos nós temos o direito da diversão e do lazer. Não podemos deixar que a deficiência física limite essas pessoas a irem a determinados lugares. É por isso que o Governo do Estado vem trabalhando e elaborando cada vez mais projetos e desenvolvendo ações para as pessoas com deficiência”.
Assessoria

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Professor no Brasil não tem apoio para nada, diz pesquisadora

"O professor no Brasil está sozinho, ele não tem apoio para nada, se compararmos sua situação com a dos seus colegas na OCDE [Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico]", afirma a pesquisadora brasileira Gabriela Moriconi.

"Ele não tem preparação adequada durante a faculdade [50% não tem didática para tudo o que ensina], não sabe lidar com os problemas práticos da sala de aula [40% diz não ter treinamento para a prática] e não tem apoio [nos países ricos, há aconselhamento profissional e psicológico para os alunos, por exemplo]", completa.

Pesquisadora da FCC (Fundação Carlos Chagas), Moriconi faz parte do time responsável pela nota sobre o Brasil na Talis, pesquisa da OCDE com 34 países para levantar as condições de trabalho dos professores. A Talis foi divulgada na manhã desta quarta (25), em Paris.

Os resultados da pesquisa internacional chamam atenção também para a carga horária média desses profissionais - no Brasil, o docente trabalha cerca de 25 horas semanais nas aulas contra a média de 19 horas dos países que participaram do estudo.

"Nos países da OCDE, o professor trabalha em uma única escola, em tempo integral e leciona, em média, 19 horas. Aqui no Brasil, a jornada quase dobra se pensarmos que os docentes trabalham 26 horas em mais de uma escola e em salas maiores", diz Moriconi.

E ela propõe um questionamento: "Diante dos dados [de gasto de tempo com planejamento de aula], ficam algumas perguntas: será que o professor brasileiro consegue preparar uma aula tão boa quanto dos seus colegas em países da OCDE? Ele tende a ter mais turmas, já dá seis horas a mais de aula, mas gasta o mesmo tempo com planejamento".

Em sala, o professor usa 67% do seu tempo para dar aula -- em 20% do tempo está mantendo a disciplina e em 12% cuida de questões administrativas como distribuir material ou conferir a presença dos alunos. Para se ter uma ideia, na Finlândia, país considerado bom exemplo na educação, os docentes dão aula em 81% do tempo.


"No Brasil, o professor é um dador de aula; em muitos outros países, esse profissional é responsável por ensinar ao aluno como deve ser eu comportamento escolar. Por isso, a carga horária de aulas é menor e parte do tempo é utilizado para que o professor desempenhe essa função. É o caso de países como Inglaterra e Canadá", explica Moriconi.

Karina Yamamoto
Do UOL, em São Paulo

Facebook mantém reinado entre adolescentes americanos

Apesar do auge de novos aplicativos e serviços como o Snapchat e o Tumblr, o Facebook ainda é a rede social mais popular nos EUA


Um relatório divulgado pela empresa Forrester Research nesta terça-feira(24) revelou que o Facebook, a maior rede social do mundo, ainda é com folga a mais popular entre os adolescentes nos Estados Unidos, apesar do auge de novos aplicativos e serviços como o Snapchat e o Tumblr.
O informe da Forrester se baseou em uma amostra de 4.517 jovens do país de entre 12 e 17 anos.
"Os resultados foram claros: o Facebook continua sendo a rede social favorita dos jovens. Mais de 75% dos jovens na internet usam o Facebook, duas vezes mais do que aqueles que usam Pinterest, Tumblr ou Snapchat, e mais do que o número de usuários do Instagram e do WhatsApp juntos", ressaltou o analista da empresa Nate Elliott.
"E 28% dos usuários jovens que estão no Facebook dizem que o usam 'o tempo todo', um percentual muito mais alto do que para qualquer outra rede social", acrescentou.
Elliott indicou uma leve queda no uso do Facebook por parte dos jovens, mas que "a grande maioria desse público segue usando o site".
"O Facebook não tem dificuldade para atrair ou reter os adolescentes", desatacou.

Da AFP



Governo lançará Fies da pós-graduação no 2º semestre

O programa terá regras iguais às da graduação, com financiamento parcial e integral e início do pagamento do empréstimo um ano e meio após a formatura


O governo federal vai anunciar no segundo semestre a abertura de crédito educativo para 25 mil alunos de mestrado e doutorado em faculdades particulares. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) da pós, projeto que ganhou força nos debates internos do Ministério da Educação (MEC) nos dois últimos anos, é uma das apostas para ampliar o acesso, como ocorreu na graduação.
"O lançamento ocorrerá em breve, nos próximos meses. Será um sucesso, pois atenderá à grande demanda das instituições não públicas, além de reduzir a inadimplência", aposta Jorge Guimarães, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes), órgão ligado ao MEC. Alunos de faculdades particulares já têm direito às bolsas da Capes, hoje de R$ 1,5 mil no mestrado e R$ 2,2 mil no doutorado.
Reivindicação antiga, o programa terá regras iguais às da graduação, com financiamento parcial e integral e início do pagamento do empréstimo um ano e meio após a formatura. O crédito valerá para cursos avaliados pela Capes, como mestrados e doutorados, e não inclui especializações ou MBAs (Master Business in Administration). Embora a lei já previsse Fies na pós, isso não ocorreu na prática. Desde 2010, quando o Fies mudou regras de contratação e baixou os juros, são mais de 1,5 milhão de financiamentos.
CRÍTICAS - Uma das principais críticas ao Fies é a baixa qualidade de parte dos cursos financiados. Para Guimarães, o risco é menor na pós. "A garantia é a avaliação da Capes, que é reconhecida e existe desde 1974", explica. "Na graduação, o processo avaliativo é recente e mais difícil." Poderão participar mestrados e doutorados com nota igual ou superior a 3 (o máximo é 7).
Segundo a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos, Tamara Naiz, a diversidade de mestrandos e doutorandos crescerá no País, com alunos mais velhos e que trabalham. "Mas a prioridade é expandir pela via pública, com universalização de bolsas", diz. O MEC já sinalizou que pretende estender o Fies ao ensino a distância, mas ainda não há previsão para a inclusão.

Da AE



sexta-feira, 20 de junho de 2014

Plataforma online gratuita ajuda estudantes a se prepararem para o ENEM

O projeto Geekie Games, lançado em Brasília na última quarta-feira (18), pretende auxiliar os estudantes das escolas públicas brasileiras a se prepararem para Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Por meio de textos, videoaulas, simulados e jogos, a plataforma online adaptativa vai testar os conhecimentos dos candidatos para a avaliação.

Os alunos poderão fazer quatro simulados para identificar quais conteúdos já dominam e quais ainda é preciso estudar mais. Com base nessa avaliação, a plataforma vai sugerir um plano de estudos personalizado e o estudante receberá um novo programa a cada etapa. As notas serão calculadas conforme o formato do Enem. Além disso, a plataforma também permite que os professores acompanhem, em tempo real, o desempenho dos alunos.

startup responsável pela iniciativa foi selecionada pelo Ministério da Educação – MEC, em 2013, por meio de edital. Atualmente, 11 secretarias de Educação fazem parte do programa (Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins). Está em andamento a adesão das unidades de São Paulo, do Espírito Santo e do Distrito Federal.

A participação é gratuita, porém, na primeira etapa, somente escolas públicas dos estados parceiros e estudantes com convite terão acesso ao site. O convite pode ser solicitado no portal do projeto. A partir do dia 17 de julho, a plataforma estará aberta ao público, dispensando a necessidade de convites.
Presente no lançamento, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, José Francisco Soares, destacou a importância do uso das ferramentas digitais na educação. “Os jovens e as crianças de hoje já foram criados em outro ambiente, da máquina, do computador. Precisamos de ferramentas novas”, disse.

Com informações da EBC, do G1 e da Geekie Games



Prazo para prestação de contas da merenda escolar é prorrogado para 30 de junho

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE prorrogou, para 30 de junho, o prazo para prestação de contas dos recursos recebidos em 2013 pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Caso esse prazo não seja cumprido, estados e municípios podem ter os recursos do programa suspensos até que a situação seja regularizada.

A medida, publicada no início deste mês, no Diário Oficial da União, foi tomada para que os gestores municipais e estaduais tenham mais tempo para se adaptar às novas ferramentas digitais de prestação de contas do Fundo. As informações devem ser enviadas por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC/Contas Online), sistema eletrônico disponível no site do FNDE.

Os dados serão analisados por conselheiros de controle social, responsáveis por acompanhar o cumprimento do PNAE em cada município e estado. Os conselheiros deverão registrar seus pareceres, aprovando ou não as contas, no Sistema de Gestão de Conselhos (SIGECON).

Sobre o PNAE – Implantado em 1955, o Programa Nacional de Alimentação Escolar oferece, por meio da transferência de recursos financeiros, alimentação escolar e educação alimentar e nutricional para alunos de toda a educação básica matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias. O valor é repassado pela União aos estados e municípios por dia letivo para cada aluno e é definido conforme a etapa e a modalidade de ensino.
Com informações do portal do FNDE

PREFEITURA DE SANTA CRUZ ANTECIPA SALÁRIO DOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe antecipou o pagamento dos servidores da educação referente ao mês de junho para esta sexta-feira (20). Os salários já estão disponíveis, fazendo com os profissionais possam se programar melhor para o tradicional feriado de São João.

Governo do Estado vai avaliar servidores efetivos

Este ano, os servidores efetivos do Governo de Pernambuco passarão pelo sistema de avaliação de metas, promovido pela administração estadual. O período de avaliação será a partir do dia 3 de novembro e vai até o dia 5 de dezembro e tem como função verificar o desempenho dos servidores. O decreto foi divulgado na última quinta-feira (12/06) no Diário Oficial.

O processo de avaliação tem três etapas. A primeira é feita pela chefia imediata, a segunda é uma autoavaliação e a terceira é um plano de metas, tendo os pesos 3, 2 e 5 respectivamente. O resultado  da avaliação será obtido através da média ponderada das pontuações obtidas nas três etapas. O servidor que participar do processo será avaliado com base em critérios gerais como: responsabilidade, compromisso, planejamento, organização, comunicação, trabalho em equipe etc. Se considerado inapto, a chefia imediata deve relatar e identificar as deficiências do servidor, evitando que ele progrida na carreira pública.
Para conhecer os critérios da avaliação de Metas que serão aplicados em 2014 clique AQUI

São João em todos os cantos de Pernambuco

O São João de Pernambuco vai pipocar em vários cantos do estado. A tradição junina é o principal norteador da festa, que levará forrozeiros e demais artistas ligados ao São João para trinta e cinco municípios do estado. Entre eles, Mirandiba, Cabrobó, Camocim, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Cruz do Capibaribe, Itapetim, Moreno, Agrestina, Belém de São Francisco, Catende, São Lourenço, Saloá, Afogados da Ingazeira, Bonito, Parnamirim, Pesqueira, Salgueiro, Exu, Bezerros, entre outras. A festa somará mais de 300 apresentações, e está formada quase por 100% de artistas pernambucanos.

O modelo do São João de Pernambuco, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, é construído em parceria com as prefeituras das cidades. Estas fornecem a infraestrutura, enquanto a Secult e a Fundarpe oferecem e patrocinam as atrações ligadas ao período. O objetivo é que a grade cultural das cidades do interior fortaleça o sentido da festa junina, impedindo sua descaracterização. O apoio do Governo também se estende a projetos especiais como o São João da Casa da Cultura, da Casa da Rabeca, da Mata Norte e a Caminhada do Forró.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

SANTA CRUZ TEM FACULDADE ENTRE AS 79 QUE SERÃO PUNIDAS PELO MEC

O Ministério da Educação (MEC) abriu processo administrativo para punir 79 instituições de educação superior que obtiveram resultados insatisfatórios  no Índice Geral de Cursos (IGC) e que não assinaram o termo de saneamento de deficiências. Na lista, há cinco faculdades pernambucanas, uma delas de Santa Cruz do Capibaribe.
Do Estado, constam o Instituto Salesiano de Filosofia, a Escola Superior de Marketing, a Faculdade Salesiana do Nordeste, a Faculdade de Ciências Humanas Esuda e a Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional. As instituições têm 15 dias para apresentar defesa à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC.
As 79 faculdades ficam impedidas de firmar novos contratos do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), de participar de processo seletivo para oferta de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
As penalidades para instituições com IGC abaixo da média variam de suspensão de vestibulares até fechamento de cursos.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Japoneses dão exemplo de como amar e respeitar o futebol

Na partida contra a Costa do Marfim, no último sábado, pelo Grupo C da Copa do Mundo, os japoneses mostraram que, mesmo não tendo o melhor dos times, amam realmente o futebol. Vieram em peso para o Recife para apoiar a seleção nacional em mais um Mundial. Fizeram festa digna de um país campeão.No entanto, além do lindo espetáculo feito nas arquibancadas, o Japão nos deu outra lição: a de que o futebol também merece respeito e não só amor. Após a partida, os japoneses foram recolher o lixo das arquibancadas da Arena Pernambuco, um gesto nobre digno de nosso agradecimento.
Do NE 10

Em Caruaru, Governo do Estado entrega o Hospital Mestre Vitalino e reforça o sistema público de saúde em 32 municípios

"Uma saúde pública estadual estruturada do Litoral ao Sertão". Foi o que garantiu o governador João Lyra Neto, neste sábado (14/06), durante a entrega do Hospital Mestre Vitalino Pereira dos Santos, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A unidade, que tem perfil de emergência para média e alta complexidade, recebeu um investimento de R$ 102 milhões e vai beneficiar cerca  de 1,7 milhão de pernambucanos em 32 municípios da região. Como um hospital de grande porte, o Mestre Vitalino começa a operar dentro de um cronograma específico para a implantação dos serviços, funcionando inicialmente com 30% da capacidade da unidade, com atendimento de emergência e o ambulatório de clínica médica. 
"A nova unidade vai desafogar o Hospital Regional do Agreste e levar para a região serviços que só eram possíveis na Capital", destacou o governador, lembrando que o mesmo cronograma foi aplicado aos hospitais Miguel Arraes, Dom Helder Câmara e Pelópidas Silveira, todos na Região Metropolitana do Recife, e que obtiveram bons resultados no período inicial. Com sua estrutura em plena capacidade, o que ocorrerá já no início de 2015, o Hospital Mestre Vitalino realizará mensalmente sete mil consultas e 960 internamentos. A gestão da nova unidade fica por conta da Fundação Altino Ventura e todos os serviços serão totalmente gratuitos e voltados, exclusivamente, para pacientes do SUS.
Antes da cerimônia, o governador descerrou a placa inaugural e visitou a unidade. João Lyra lembrou que esse é o quinto hospital entregue pela atual gestão. Além dos que foram construídos, é importante enfatizar que o Governo de Pernambuco também investiu na reforma e reconstrução de outras unidades de saúde no Estado. "A nossa equipe tem se esforçado para manter a qualidade na saúde na rede pública estadual", ressaltou o governador, lembrando também que está sendo construído o Hospital da Mulher em Caruaru, que recebeu investimentos de R$ 47 milhões e cujas obras deverão estar prontas em dezembro. Até o final de 2014, o Governo de Pernambuco também fará a entrega da reforma e ampliação do Hospital São Sebastião, que estava fechado desde 2004.
De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, que participou da cerimônia de inauguração, o Governo Federal vai partilhar os custos de manutenção com R$ 28 milhões na primeira etapa de operação da nova unidade.

sábado, 14 de junho de 2014

UPE altera normas do processo de ingresso para 2016


A Universidade de Pernambuco (UPE) no seu Conselho Universitário (Consun), órgão deliberativo, consultivo e normativo superior da Universidade, em 13 de junho 2014, deliberou que o Processo de Ingresso 2015 da instituição terá as mesmas características do aplicado em 2014, quando 40% das vagas foram preenchidas pelo Sistema Seriado de Avaliação (SSA) e 60% pelo vestibular tradicional.

O Vestibular será, ainda, em duas etapas, sendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a primeira e a avaliação através de disciplinas específicas, aplicada pela UPE, como a segunda. Porém, a redação para o vestibular será a realizada pelo Enem. O SSA/UPE se manterá dentro dos moldes vigentes no Processo de Ingresso de 2014.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

PIB de Pernambuco cresce 5,2% no primeiro trimestre


O Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco cresceu 5,2%, no primeiro trimestre de 2014. Em valores correntes, o PIB estadual a preços de mercado foi estimado em R$ 31,8 bilhões. O desempenho resultou do comportamento positivo dos setores da agropecuária (45,5%), indústria (5,0%) e serviços (4,1%). Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (11), pela Agência CONDEPE/FIDEM.
O setor da agropecuária cresceu 45,5%, na comparação com o mesmo trimestre de 2013. O resultado deveu-se, em parte, a base de comparação e as melhorias climáticas no início do ano, com  ocorrências de chuva nos sertões do Araripe, Pajeú, Moxotó e na região do Agreste Meridional.
Na produção agrícola, as lavouras temporárias registraram aumento de 74,4%, quando comparadas ao primeiro trimestre de 2013. Destaque para os incrementos na produção de milho (4.033,4%), feijão (31,5%) e mandioca (44,6%). As lavouras permanentes também cresceram e a taxa atingiu 36,9%. Este desempenho pode ser atribuído ao aumento nas lavouras da uva (3,5%), manga (4,1%) e banana (5,5%). A produção da pecuária local registrou crescimento de 10,1%, no trimestre em análise, com ênfase para a retomada da atividade leiteira estadual.
A indústria pernambucana apresentou crescimento de 5,0%, influenciada pelo desempenho da indústria de transformação (7,8%). O resultado refletiu o  dinamismo no setor de produtos alimentícios, impactado pela fabricação de derivados do setor sucroalcooleiro, principalmente, pela produção de açúcar,  seguido pelo aumento da taxa de outros equipamentos de transportes, cujo efeito se deve ao aumento na fabricação de embarcações. Destaque para os avanços obtidos nos setores de bebidas e metalurgia. A construção civil e os serviços de utilidade pública também apresentaram incremento com variações de 1,2% e 3,1%, respectivamente.

Da redação do jornalextra.com.br

JOSÉ AUGUSTO DESMORALIZADO

Ligado a Armando Monteiro (PTB), o deputado José Augusto Maia (PROS) foi rifado grosseiramente uma semana após ter anunciado que o partido ficaria com o candidato trabalhista.
Em alguns Estados, de fato, o PROS verticalizou a sua decisão nacional e por isso mesmo era dado como natural o seu ingresso no palanque de Armando. José Augusto foi destituído da presidência estadual do partido e saiu desmoralizado, sofrendo o maior golpe político deste processo inicial da sucessão estadual.

Do Blog do Magno

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Rede Estadual entra em recesso até o dia 27 de junho


A partir desta quarta-feira (11) até 27 de junho as escolas da rede estadual de Pernambuco estarão em recesso escolar. A pausa acontece concomitantemente com a primeira fase da Copa, sendo assim, não haverá aula na rede estadual durante os dias de jogos na Arena Pernambuco, e o calendário letivo, que este ano prevê 205 dias, seguirá sem alterações. Os dias 30 de junho e 1º de julho serão destinados ao planejamento pedagógico e formação continuada dos professores. As aulas serão retomadas no dia 2 de julho.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

PRESÍDIO DE SANTA CRUZ ESTÁ NA FASE FINAL DE CONTRUÇÃO

O secretário de ressocialização, Romero Ribeiro, realizou mais uma vistoria às obras de construção do presídio de Santa Cruz do Capibaribe. Durante a visita, ele constatou que o cronograma dos trabalhos segue o que foi planejado.
De acordo com o secretário, o popular "cadeião" encontra-se na fase final de construção e serão geradas  mais 160 vagas. A unidade de Santa Cruz vai receber reeducandos de vários municípios. Vamos minimizar o problema de lotação naquela região, sobretudo na Penitenciária de Caruaru, explicou Ribeiro.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Governo do Estado articula empréstimo junto ao BNDES para ações em saúde, educação e infraestrutura

O governador João Lyra Neto se reuniu, na tarde desta quinta-feira (05/06), com o diretor de Infraestrutura Social, Meio Ambiente e Agropecuária e de Inclusão Social do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Guilherme Narciso de Lacerda. No encontro, que ocorreu na sede do banco, no Rio de Janeiro, foi discutida a liberação de empréstimos para Pernambuco em 2014 na ordem de R$ 765 milhões. Deste montante, já estão garantidos R$ 339 pelo BNDES-Estado 2. Já os outros R$ 426 milhões, referentes ao BNDES-Estado 3, serão avaliados no segundo semestre. Os recursos serão utilizados para ações nas áreas de saúde, educação e infraestrutura.
"Foi uma reunião extremamente positiva. Ficou acertado que serão liberados R$ 339 milhões do BNDES-Estado 2 até o final de junho ou início de julho. Esses recursos já estão aprovados. Outros R$ 426 milhões, do BNDES-Estado 3, deverão ser contratados até agosto e liberados após a eleição. Pernambuco está tranquilo, pois o Estado cumpriu todas as metas do Plano de Ajuste Fiscal (PAF), que estava pactuado com o governo federal, e todas as exigências do BNDES, o que nos ajudou a garantir esses recursos", destacou o governador.
A visita de João Lyra Neto ao BNDES faz parte da estratégia de captação de financiamento das ações de governo, e sucedeu a reunião do último dia 25 de maio, quando o governador de Pernambuco se reuniu com o secretário do Tesouro Nacional, Arno Hugo Augustin Filho, em Brasília, para tratar justamente da renovação do PAF.

Na agenda desta quinta-feira, o governador esteve acompanhado pelos secretários Décio Padilha (Fazenda) e Frederico Amâncio (Planejamento e Gestão), além do secretário-executivo de Planejamento, Orçamento e Captação do Estado, Edilberto Xavier Júnior.

NOTA À IMPRENSA: custo da Arena Pernambuco

O Governo do Estado de Pernambuco informa que está equivocada a leitura feita em relação ao custo final da Arena, com base na soma dos valores publicados no Portal da Transparência, segundo notícias divulgadas na imprensa online na tarde desta quinta (05). O Governo fez apenas um empréstimo para a construção da Arena Pernambuco, cujo valor de R$ 388.981.146,00 foi repassado à concessionária após a conclusão da construção e início das operações, conforme o modelo de Parceria Público-Privada adotado.
O custo da Arena Pernambuco previsto no contrato é de R$ 532 milhões que inclui obras, projetos e estudo de viabilidade. Encontra-se em análise pelo Estado pedido de reequilíbrio econômico-financeiro apresentado pela Concessionária. O pedido poderá elevar o valor da construção a até o máximo R$ 630,5 milhões, podendo ser menor, a depender da análise em curso pelo Governo do Estado.

Este valor máximo deixará o custo por assento da Arena Pernambuco inferior aos custos de outros estádios construídos para a Copa do Mundo, como são os casos de Brasília, São Paulo, Manaus e Salvador (outros estádios similares foram objeto de reforma e não de construção nova).
 Já o valor R$ 3.854.820,53, referente à diferença do valor divulgado no Portal da Transparência refere-se à contração da auditoria independente da execução físico-financeira das obras.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

SANTA CRUZ SERÁ CONTEMPLADA COM ACADEMIA DA SAÚDE

A saúde parece ser a principal bandeira defendida nestes dois primeiros anos do governo de Edson Vieira (PSDB). E dando continuidade ao conjunto de obras e ações voltadas para qualificação dos serviços prestados pela saúde municipal, a gestão já se prepara para viabilizar mais uma aquisição no setor, a construção de uma Academia da Saúde Ampliada. A obra, que tem duração de 24 meses, será construída no Bairro Santo Agostinho e já se encontra em processo de licitação.
O Programa Academia da Saúde visa a contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de espaços públicos construídos com infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados para o desenvolvimento de práticas corporais; orientação de atividade física; promoção de ações de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar, bem como outras temáticas que envolvam a realidade local; além de práticas artísticas e culturais (teatro, música, pintura e artesanato). Seguindo os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde (SUS). 

ESTADO FARÁ CONTRATAÇÃO DE 256 PROFISSIONAIS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

A Rede estadual de ensino abriu Seleção Pública Simplificada para a contratação temporária de profissionais para preenchimento de 256 (duzentas e cinquenta e seis) vagas, no âmbito da Secretaria de Educação e Esportes atuar na Educação Profissional, sendo 210 (duzentas e dez) vagas para Professor, 30 (trinta) vagas para Coordenador de Curso Técnico,13 (treze) vagas para Coordenador de Integração Escola-Empresa, 1 (uma) vaga para Coordenador de Ambiente Virtual de Aprendizagem e 2 (duas) vagas para Coordenador de Educação a Distância. O período de inscrição vai de 3 a 19 de junho. Para conferir o edital clique AQUI.

Em Santa Cruz do Capibaribe, serão oferecidas 14 (catorze) vagas para a ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ NIVALDO PEREIRA RAMOS.

QUADRO DE VAGAS – SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE
CARGO/LOTAÇÃO
ETE JOSÉ NIVALDO
VCG
PCD
TOT
COORDENADOR DE INTEGRAÇÃO ESCOLA-EMPRESA
1

1
COORDENADOR DE CURSO TÉCNICO-VESTUARIO
1

1
COORDENADOR DE CURSO TÉCNICO-ADMINISTRAÇÃO
1

1
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – ADMINISTRAÇÃO
4
1
5
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – VESTUÁRIO
4
1
5
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
1

1

Legenda:
VCG – VAGAS DE CONCORRÊNCIA GERAL
PCD – VAGAS RESERVADAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
TOT – TOTAL DE VAGAS

segunda-feira, 2 de junho de 2014

INSCRIÇÕES PARA O SISU COMEÇAM HOJE

O que é o Sisu?


O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a participantes do Enem.
As inscrições para o Sistema de seleção Unificada (Sisu) estarão abertas de 2 a 4 de junho de 2014. É a sua oportunidade de se candidatar a vagas em cursos de graduação de instituições públicas de ensino superior
Para se escrever é necessário ter feito o Enem 2013 e obtido nota superior a zero na redação. Por isso, tenha em mãos seu número de inscrição e sua senha. Maiores informações acesse sisu.mec.gov.br