sábado, 31 de maio de 2014

CIRETRAN de Santa Cruz funcionará em prédio próprio

Encontra-se aberto o processo licitatório nº 081/2014 para contratação de empresa especializada para elaboração de projetos complementares, ensaios técnicos do solo do terreno e adequação de projeto arquitetônico para construção da CIRETRAN especial de santa Cruz do Capibaribe.
A sessão inicial será no dia 10-06-14 às 9h, na sede do DETRAN em Recife.  Nos últimos dias, é a segunda vez que é aberto este processo licitatório, pois o primeiro foi homologado deserto no último dia 26 de maio por não ter contado com o interesse dos licitantes. Para maiores informações acesse: www.licitacoes.pe.gov.br

Câmara aprova texto-base do PNE, destaques serão votados na próxima semana

Com a galeria tomada por estudantes, professores e trabalhadores da educação, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (28), por unanimidade, o texto-base do projeto que institui o Plano Nacional de Educação (PNE).O PNE estabelece 20 metas a serem cumpridas nos próximos dez anos. Entre as diretrizes, estão a erradicação do analfabetismo; o aumento de vagas em creches, no ensino médio, no profissionalizante e nas universidades públicas; a universalização do atendimento escolar para crianças de 4 a 5 anos e a oferta de ensino em tempo integral para, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica. O plano destina também 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação – atualmente são investidos menos de 6% do PIB.De acordo com o relator, Ângelo Vanhoni (PT-PR), a educação integral é a meta mais revolucionária do PNE.  “Em países desenvolvidos, os pais levam os alunos à escola às 7h da manhã e pegam às 17h. Isso porque a grade curricular, os sistemas municipais de ensino, contam com os conteúdos básicos – matemática, português, história, etc – e aulas de reforço no período da tarde, com tempo de sobra ainda para aulas de música, dança”, comparou.Os deputados votaram conforme o parecer de Vanhoni, que alterou o texto aprovado no Senado. A principal mudança foi a alteração no artigo que trata do financiamento da educação. A comissão especial da Câmara que debatia a proposta aprovou a meta de atingir a aplicação de 10% do PIB em educação pública ao final dos dez anos, conforme versão aprovada pela Casa em 2012. O texto do Senado previa que os recursos também poderiam ser utilizados em isenção fiscal e em subsídios a programas de financiamento estudantil.
Nas galerias da Câmara, estudantes, professores e profissionais de educação seguravam cartazes e pediam a aprovação do PNE. Os manifestantes foram autorizados a acompanhar a votação no plenário e comemoraram o resultado sob os gritos de “10% do PIB para educação”.A votação do texto-base foi uma maneira de ganhar tempo na negociação dos temas considerados polêmicos como o que trata do financiamento da educação. O tema vai ser debatido novamente na próxima semana quando os deputados devem votar os destaques ao texto.Outro ponto a ser debatido é a possibilidade de a União ter de complementar recursos de estados, Distrito Federal e municípios se estes não atingirem o montante necessário para cumprir padrões de qualidade na educação, conceituados como Custo Aluno Qualidade inicial (CAQi) e Custo Aluno Qualidade (CAQ).A votação dos destaques do PNE farão parte do esforço concentrado anunciado nessa quarta-feira, pelo presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). A intenção de realizar um esforço concentrado para votar matérias de maior apelo da sociedade.

Reportagem: Luciano Nascimento
Fonte: Agência Brasil


Lei prevê cardápio especial para alunos com restrições alimentares

O texto estabelece que, no caso de estudantes que necessitem de atenção nutricional individualizada em virtude de estado ou de condição de saúde específica, deverá ser elaborado um cardápio especial

Foi publicada nesta quinta-feira (29) no Diário Oficial da União uma alteração na Lei nº 11.947, com o objetivo de determinar nutrição escolar adequada para alunos com restrições alimentares.
O texto estabelece que, no caso de estudantes que necessitem de atenção nutricional individualizada em virtude de estado ou de condição de saúde específica, deverá ser elaborado um cardápio especial com base em recomendações médicas e nutricionais.A lei entra em vigor em 90 dias.

Do JC Online

Em Pernambuco, haverá ponto facultativo em determinados dias de jogos da Copa do Mundo


Pernambuco já definiu como será o expediente das repartições públicas do Executivo em todo o Estado durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Nos dias de jogos do Brasil na 1ª fase, uma portaria determinou que o horário de expediente se encerrará às 12h30min (horário de Brasília). Já durante as partidas que se realizarão na Arena Pernambuco, será ponto facultativo integral segundo publicação do Diário Oficial desta quarta-feira (28).

Confira, abaixo, as datas que terão ponto facultativo:

12 de junho (quinta-feira): Brasil x Croácia - ponto facultativo à partir das 12h30
17 de junho (terça-feira): Brasil x México - ponto facultativo à partir das 12h30
20 de junho (sexta-feira): Itália x Costa Rica - ponto facultativo
23 de junho (segunda-feira): Croácia x México (PE)/ Brasil x Camarões - ponto facultativo

26 de junho (quinta-feira): EUA x Alemanha - ponto facultativo


O calendário oficial dos feriados e pontos facultativos para o Executivo pode ser conferido no site da Secretaria da Casa Civil.

domingo, 25 de maio de 2014

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DEVE SER VOTADO ESTA SEMANA APÓS TRÊS ANOS E MEIO DE TRAMITAÇÃO

O Plano Nacional de Educação (PNE), depois de três anos e meio de tramitação, deverá ser votado no próximo dia 28 de maio na Câmara dos Deputados, em Brasília. Sendo aprovado, segue para a sanção presidencial.
 O Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, reunido em audiência com várias entidades que integram o Fórum Nacional de Educação, dentre elas a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), da qual o SINTEPE é filiado, comprometeu-se em incluir o Projeto de Lei nº 8.035/2010, que trata do PNE, como primeiro ponto da pauta da sessão ordinária deliberativa do próximo dia 28.
O SINTEPE orienta sobre a importância de cobrarmos aos nossos representantes na Câmara Federal o voto favorável ao PNE, observando os seguintes itens:
1. Manutenção do art. 2º, III do projeto original da Câmara dos Deputados, que descreve os preconceitos e as desigualdades a serem superadas pela sociedade através das políticas educacionais;
2.Exclusão do parágrafo 5º do art. 5º do PL 8.035/2010 (versão aprovada no Senado e na Comissão Especial da Câmara), a fim de impedir o repasse indiscriminado de recursos públicos para a iniciativa privada;
3.Supressão da estratégia 7.36, que condiciona os investimentos escolares às notas do IDEB (Índice de Avaliação da Educação Básica) e orienta a política de bônus para os salários do magistério, comprometendo a valorização da carreira desses profissionais;
4. Manutenção da estratégia 20.10, que garante a complementação da União ao Custo Aluno Qualidade (CAQi e CAQ), como forma de garantir uma melhor aplicação e gestão dos 10% do PIB, com foco na qualidade e na equidade escolar.
A aprovação do PNE, que repetimos aqui, tramita há três anos e meio no Congresso Nacional, é de grande importância, inclusive para agilizar e orientar a elaboração dos planos estaduais, distrital e municipais de educação, que devem ser aprovados pelos legislativos locais até um ano do início da vigência do PNE.


MAIS JÁ...?

Ciro Gomes (PSD) telefonou ao ministro Mercadante (Casa Civil) com um aviso: se o PT e Lula não apoiarem  o candidato de seu irmão Cid Gomes no Ceará, os dois vão apoiar o tucano Aécio Neves (PSDB). De tão conhecidos, os irmãos Gomes não surpreendem mais.

sábado, 24 de maio de 2014

POLITICANDO

As reviravoltas políticas de Santa Cruz estão dando o que falar. Tem gente mais preocupado do que dono de supermercado no Recife quando ver carro da vigilância sanitária se aproximando. Depois de Vânio Dantas, quero dizer, Vânio Vieira beber da “Fonte” da sabedoria, Zé Elias e Capilé vão acabar prestando queixa por assédio de tão procurados. Zé só retirará a queixa e aceitará a proposta do pula pula pulô vira vira virô se ganhar a presidência da câmara e voltar o camarote da prefeitura no São João da Moda.

Por falar no São João da Moda, o prefeito Edson apoio Eduardo Campos pra presidente, mas se a oposição continuar reclamando muito vai fazer como Dilma bolada com a copa: “Vai ter dois São Joões”. E se falarem de Bel Marques, no próximo vêm Cláudia Leite e Shakira.

E a reforma do HMRFA? O destaque ficou por conta da faxina feita pela equipe juntamente com o secretário Breno e a primeira dama, ex-secretária e ex-candidata a deputada federal Alessandra Vieira que conseguiu a façanha de não quebrar nenhuma unha durante a limpeza. A população agora é que precisa programar as doenças para não incomodar os médicos plantonistas, pois com a climatização do hospital, eles dormirão mais tranquilamente durante as madrugadas. No contrato, o município deixa claro que não fornece edredom. Cada médico traz o seu de casa.

O vereador e âncora do programa oposição e ação Carlinhos da Cohab caminha rumo a mais uma vitória. Ele venceu uma enquete de blog como o melhor pior vereador e, agora, caminha com grande vantagem para vereadora Narah como o vereador mais faltoso da Câmara. Haja justificativa.


A monopólio FM contrata a bancada do programa opinião, só deixou de fora Hildo Teixeira e César Melo. Não querem ninguém falando mal de Maia lá. Já sei que esse emprego Jéssyca Cavalcanti nunca vai ter.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Inscrições para vestibular das engenharias da UFPE seguem até esta quinta


As inscrições para o Vestibular de Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco 2014.2 terminam na próxima quinta-feira (22). As engenharias do CTG, no Recife, e o curso de Engenharia Civil, em Caruaru, disponibilizam as vagas para o meio do ano.
A inscrição custa R$ 110 e deve ser feita no site da Covest. São 350 vagas, entre elas, 90 integram as cotas. Os cursos tem horário integral, durante a manhã e a tarde.
As engenharias oferecidas no CTG totalizam 310 vagas e são: Civil (60 vagas), de Alimentos (dez vagas), de Controle e Automação (20 vagas), Engenharia de Materiais (20 vagas), Engenharia de Minas (25 vagas), Elétrica (30 vagas), Eletrônica (40 vagas), Mecânica (50 vagas), Naval (dez vagas) e Engenharia Química (45 vagas). Em Caruaru, são 40 vagas.
A primeira fase do Vestibular 2014.2 foi o Enem 2013. As provas da segunda fase serão realizadas nos dias 8 e 9 de junho, das 13h às 17h. A avaliação se divide em Português 1 (peso 3) e Matemática (peso 3), no primeiro dia; Física (peso 2) e Química (peso 2), no segundo dia.
Do JC Online



"Esperançômetro": O que você mais deseja que melhore em sua vida? Vote

Em uma série de enquetes online, o UOL vai medir o grau de esperança dos internautas de todos os Estados e do Distrito Federal mês a mês até o final de 2014.
Para participar, os internautas deverão votar em resposta à seguinte pergunta: "Hoje, o que você mais deseja que melhore em sua vida e que não depende só de você?"
Sete temas foram escolhidos para medir essa expectativa: atendimento de saúde, salário, moradia, qualidade do ensino, mercado de trabalho, custo de vida e segurança pública.
Ao final de cada mês, os percentuais de votação de cada resposta serão "congelados" e uma nova votação será aberta para o mês seguinte. O objetivo é, ao longo do ano, verificar as variações na expectativa dos internautas de cada uma das unidades federativas do Brasil, em uma ferramenta apelidada de "Esperançômetro".


Os pernambucanos podem votar clicando AQUI

Senado aprova cotas para negros em concursos públicos federais


Os concursos públicos federais passarão a ter reserva de 20% das vagas para candidatos negros ou pardos pelos próximos dez anos. Um projeto de lei originário do Poder Executivo e já aprovado na Câmara foi aprovado sem alterações nesta terça-feira (20), pelo Senado, e seguirá para sanção da presidenta Dilma Rousseff.
O texto estabelece que todos os concursos federais deverão prever cotas, inclusive dos órgãos da administração indireta, de autarquias, fundações e das empresas públicas. A matéria teve preferência de votação porque foi enviada em regime de urgência para o plenário, depois de ter sido aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Casa.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, comemorou a aprovação das cotas e disse que a reserva de vagas para negros em concursos públicos é uma “medida mais que justa”, que vai ajudar a corrigir o histórico de exclusão da população negra no Brasil.
“As cotas, como qualquer medida nesse sentido, é uma busca de nós corrigirmos uma realidade trágica no Brasil, que foi a marginalização e a exclusão dos afrodescendentes por séculos”, avaliou. O ministro acrescentou que “o Senado acaba de dar um grande passo que a Câmara tinha dado também, de reconhecimento da necessidade de tomar as medidas no Brasil que aos poucos vão reduzindo os processos de exclusão”.
Pela proposta aprovada, terão direito a disputar as vagas reservadas os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição do concurso, conforme critérios adotados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se for constatada que a declaração foi falsa, o candidato poderá ter a participação no concurso cancelada ou sua admissão em órgão público, anulada.

Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 20 de maio de 2014

Professores das Federais de Pernambuco decidem nesta terça se vão paralisar atividades

Os professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) decidirão na manhã desta terça-feira (20) se vão aderir à paralisação nacional marcada para esta quarta-feira (21).
De acordo com o presidente da Associação de Docentes da UFPE (Adufpe), José Luis Simões, apesar de a paralisação ser a nível nacional a escolha depende de cada universidade e a partir da realidade que vive. 

No final no mês de abril, em assembleia do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes - SN), ficou decidido que os professores das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) irão suspender as atividades no dia. 

Para a data estão marcadas atividades nas seções sindicais de todo o País e vigílias nas cidades durante reunião do Andes-SN com o Ministério da Educação (MEC), que acontece no mesmo dia, para mostrar ao governo federal que a categoria está mobilizada e acompanhando o resultado das negociações.

Do NE10

Espaço Ciência divulga programação da Semana da Energia

Água é fonte de energia? As energias limpas realmente não poluem? De 26 a 30 de maio, a Semana da Energia realizada pelo Espaço Ciência discutirá sobre esses e outros assuntos.

A programação contará com 17 atividades gratuitas sobre o tema “Energia, Luz e Vida” e uma apresentação teatral. O agendamento de grupos poderá ser realizado por formulário online ou por telefone (81) 9488-3972. O Espaço Ciência fica localizado no Parque Memorial Arcoverde, próximo ao Centro de Convenções.

sábado, 17 de maio de 2014

Projeto de Sustentabilidade chega em Santa Cruz do Capibaribe

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizou nesta quinta-feira (15), no município de Santa Cruz do Capibaribe, agreste de Pernambuco, a última das três oficinas do Projeto de Sustentabilidade Hídrica de Pernambuco (PHSPE). Foram apresentadas palestras sobre conscientização e legislação ambiental, conservação e manutenção dos recursos hídricos naturais aos representantes dos municípios de Toritama, Vertentes, Caraúbas, Brejo da Madre de Deus, Riacho de Santo Antônio, dentre outros.
O principal objetivo deste projeto é melhorar a oferta de água e serviços de saneamento para a população residente da bacia do Rio Capibaribe, principal rio da Região Metropolitana do Recife e do Estado de Pernambuco. As duas primeiras oficinas contemplaram as localidades de Caruaru, Brejo da Madre de Deus, Riacho das almas, Pesqueira e Poção, além de cidades da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Sul e Norte de Pernambuco. 

Este projeto foi realizado pela CPRH em parceria com  a Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE), a Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) e Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Secretaria de Justiça e Direitos Humanos participa de Simpósio sobre Violência Sexual contra Criança

O Programa de Proteção a Criança e ao Adolescente ameaçado de Morte -  PPCAM, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, sob a coordenação de sua Executiva de Justiça e Direitos Humanos, participa, neste sábado (17), em Santa Cruz do Capibaribe, do II Simpósio do Agreste sobre Violência contra Criança e Adolescente. O encontro é promovido pela Secretaria de Educação do município e marca o Dia de Combate a Exploração Sexual, 18 de Maio.

O psicólogo do PPCAM, Romero Silva, informa que as “Diretrizes para o Funcionamento da Rede de Proteção, ampliando o olhar na abordagem dos casos de violência” e “Trabalhando em rede e delimitando os encaminhamentos para restaurar vínculos rompidos em seus diferentes espaços sociais”, serão temas discutidos no encontro que é destinado para professores, agentes de saúde, conselheiros tutelares e de direito, assistentes sociais, psicólogos, militantes dos direitos humanos e estudantes.

QUANTO PIOR MELHOR...


Santa Cruz do Capibaribe quando o assunto é política, sem dúvida alguma, apresenta situações pitorescas. Em recente enquete em um blog da cidade sobre quem seria o melhor e o pior vereador, ocorreu algo inusitado: O melhor vereador também foi eleito o pior.
As enquetes políticas, mesmo não tendo valor científico, têm gerado inúmeras discussões, principalmente com relação à lisura dos resultados. Carlinhos da Cohab (PSL) obteve 348 votos como melhor vereador e 523 votos como pior. 
Mas afinal, o que este resultado nos mostra? É uma questão de pontos de vista. O ex-governador e agora presidenciável Eduardo Campo, diria que nesse caso nem precisa saber regra de três, pois está muito claro.




QUE PAÍS É ESTE?

O STF determinou o retorno de US$ 53 milhões de contas de Maluf no exterior. Seu nome consta na lista da Interpol. Pode ser preso em 188 países, menos no Brasil. Em 2005, chegou a ser preso por 40 dias. De lá pra cá não deixa de ser bem votado para deputado e seu apoio é disputado por petistas e tucanos.

Do JC

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Servidores estaduais nascidos em maio devem realizar o recadastramento

Os servidores nascidos em maio têm até o último dia deste mês para confirmar ou atualizar seus dados cadastrais no Portal do Servidor. O processo, anual e obrigatório, faz parte do Programa de Recadastramento Permanente do Governo do Estado. No dia 1° do mês seguinte, tem início o prazo para os aniversariantes do mês de Junho. É importante salientar que a atualização da data de nascimento, o recadastramento dos professores da Secretaria de Educação ou a avaliação de desempenho são processos independentes e não dispensam o servidor da efetuação do Recadastramento Permanente do Governo do Estado.
Devem realizar o recadastramento colaboradores efetivos da ativa, militares, comissionados e temporários, inclusive cedidos, licenciados e afastados.  Para sua realização, o servidor deve acessar o linkwww.recadastramento.pe.gov.br e preenchê-lo com CPF e senha (mesma utilizada para visualização do contracheque). Aposentados e pensionistas estão dispensados do procedimento.

Capital das inaugurações bizarras

Santa Cruz do Capibaribe, capital das confecções ou da sulanca, como prefere alguns, caminha para aquisição de mais um título: O de "capital das inaugurações bizarras".
A história da cidade coleciona episódios inéditos, como por exemplo, inauguração de fachada de cemitério instalação de semáforos. Após a população testemunhar inúmeros desfiles de caminhões carregados de pedras para pavimentação e canos para saneamento, ver inaugurações e reinaugurações de obras reformadas, de ruas pavimentadas, chegou a vez da inauguração de uma motolância do SAMU.
É inquestionável a importância da motolância e louvável sua ativação após quatro anos parada. Só não precisava fazer uma solenidade de inauguração e repetir os passos das gestões anteriores.

Festival Internacional de Poesia do Recife discute relações entre poesia e o sagrado

Em vários momentos na história a palavra esteve ligada à divindade e a poesia serviu de veículo para essa aproximação com o sagrado. Desde a epopeia de Gilgamesh ao Popol Vuh maia, passando pela Divina Comédia de Dante, o Paraíso Perdido de Milton ou a poesia xamânica da beat generation, a sacralidade é evocada de alguma forma. Essas relações e contradições serão o fio condutor da terceira edição do Festival Internacional de Poesia do Recife – FIP, que acontece entre os próximos dias 22 e 25, e é uma realização Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, parceria com a Prefeitura do Recife.

São cerca de 50 convidados em rodas de conversa, recitais, performances e cursos, que trarão ao Recife nomes do Brasil e do exterior. “O festival é uma justa reverência à tradição poética do Recife e se consolida nesta edição com uma programação consistente, colocando a cidade na rota dos grandes festivais de poesia do mundo”, afirma o secretário de cultura Marcelo Canuto. Todas as noites do festival são abertas com rodas de leitura, das quais participam nomes como Alice Ruiz (PR), Allan Jonnes (SE), Leandro Durazzo (SP) e um dos vencedores do Prêmio Pernambuco de Literatura, Joseilson Ferreira.Como vem acontecendo desde a primeira edição, o festival tem uma “antiabertura”, que acontece um dia antes da abertura oficial. O poeta e performer Conrado Falbo deitará cartas de um “tarô poético” a quem chegar a sua mesinha, instalada ao lado do chafariz da Praça Maciel Pinheiro a partir das 14h do dia 21.

Na noite de abertura (22), uma conversa sobre tradução de poesia: Artur de Ataíde, conversa com o Everardo Norões e o poeta Jacques Demarcq, um dos principais tradutores de e. e. cummings para o francês. Na sequência, o show “Uma alucinação na ponta de seus olhos”, produzido exclusivamente para o FIP pelo projeto P.I.Va – Poesia Incendiária Valvulada, com participação do poeta josé juva, que trará, num clima rock and roll, a obra do poeta-xamã Roberto Piva (1937-2010). Para quem quiser esticar, “Poesia até umas horas”, com os músicos e poetas Allan Sales e Clécio Rimas, que puxam um microfone aberto no Espaço Cultural Teatro Mamulengo, numa edição especial do Quintas com Música e Poesia.

O projeto “A gente da palavra” acontece na comunidade do Pilar e abre a programação da sexta-feira. A ação consiste em recitar de porta em porta, levando poesia para o cotidiano das pessoas. Os poetas trabalham uniformizados, como verdadeiros agentes de poesia. A programação da Torre Malakoff começa às 16h30 e neste dia Bruno Piffardini (SP) conversa com Cláudio Willer (SP) e josé juva (PE) sobre poesia, xamanismo e transe. À noite é a vez do poeta Delmo Montenegro – também vencedor do Prêmio Pernambuco - conversar sobre o sagrado na poesia ameríndia com o poeta e pesquisador Sérgio Medeiros, estudioso do Popol Vuh maia e o poeta Douglas Diegues, co-autor de um dos trabalhos mais respeitados sobre poesia indígena no Brasil. A noite se encerra com uma jam poética entre Luna Vitrolira, Thiago Martins, Greg Marinho e Rodrigo Félix, “Não os queríamos sagrados”, baseada na obra da poeta da Geração 65, Terêza Tenório.
O sábado (24) se inicia perfeito para os amantes da língua francesa, com conversa entre Françoise Lalot, coordenadora da Semaine de la Poésie de Clermont-Ferrand, e o poeta Joël Bastard, sobre a poesia contemporânea francesa e os livros de artista. O jornalista Hugo Viana conversa à noite com dois jovens poetas que renovam a relação com o sagrado em sua obra: a portuguesa Matilde Campilho, considerada a nova musa da poesia lusitana, e o paulista Leandro Durazzo, estudioso da obra de Jorge de Lima. O grupo Virgulados (Belo Jardim) fecha a noite com o show Universons, que conta com a participação dos poetas Pierre Tenório e Ícaro Tenório.

A tarde do domingo começa com a final da Peleja Poética, concurso de recitação que tem classificatórias nos mercados da Boa Vista e Madalena na sexta e no sábado. Na sequência, Conrado Falbo conversa com Ângelo Monteiro e Cida Pedrosa sobre as relações entre poesia, o sagrado e o erotismo. O terceiro FIP se encerra com uma sambada entre os dois maracatus mais antigos em atividade no estado, o Cambindinha de Araçoiaba (que completa cem anos) e o Cambinda Brasileira de Nazaré da Mata, com noventa e seis anos. A sambada será marcada pelo encontro de gerações: a lenda Mestre Dedinha e o jovem Mestre Anderson. A programação completa está no site www.festivalinternacionaldepoesia.com. 

CURSOS E OFICINAS – Devido à grande procura nos anos anteriores, nesta edição foi ampliada a oferta de cursos e oficinas, que também começam um dia antes da abertura oficial. Dias 21 e 22 a poeta paranaense Alice Ruiz oferece oficina de haicais. Dia 23 a professora e tradutora de Dirce Waltrick do Amarante, que traduziu recentemente Gertrude Stein, oferece um curso sobre limerique, uma das grandes formas poéticas nonsense do século XIX, usada por Sousândrade em “O inferno de Wall Street”. No dia 24 os haicais produzidos na oficina de Alice Ruiz se transformam em livros de papelão na oficina de livros artesanais oferecida pelo poeta carioca e editor da Yiyi Jambo Cartonera, Douglas Diegues. No domingo (25) a professora Bianca Campello oferece um curso que esmiuçará a magia e o ocultismo na obra de Fernando Pessoa. Todos os cursos são gratuitos, mas é preciso fazer inscrições pelo email literatura.secultpe@gmail.com ou pelo telefone (81) 3184-3166. Vagas limitadas.

COMPETIÇÃO POÉTICA - Uma novidade deste ano é a Peleja Poética, em que poetas concorrem em um poetry slam, ou competição de recitação. Em sistema de mata-mata, os poetas se enfrentam nos mercados públicos, reduto tradicional da poesia na cidade, numa parceria com o Nós Pós/Mostra PE. A final acontece no domingo na Torre Malakoff, quando se escolherão as duas melhores performances. O primeiro e segundo lugares levam R$ 2 mil e R$ 1 mil, respectivamente. As inscrições podem ser feitas no Espaço Pasárgada ou pela internet. Mais informações na Coordenadoria de Literatura, pelo fone (81) 3184-3166 ou pelo email literatura.secultpe@gmail.com. A ficha de inscrição pode ser encontrada no site da Fundarpe (www.fundarpe.pe.gov.br).

Ministério da Saúde aprova construção de hospital da criança em Caruaru

Imagem meramente ilustrativa
Um mês depois de anunciar a aquisição de uma área para a construção do Hospital da Criança Doutor Alípio Augusto, a Prefeitura de Caruaru obteve a aprovação do Ministério da Saúde para implantar a unidade de saúde.
O investimento para a construção do espaço será de R$ 6 milhões, obtido através de uma emenda do deputado federal Wolney Queiroz. A unidade de saúde será construída em um terreno da Prefeitura de Caruaru, localizado próximo ao Hospital Mestre Vitalino, entre a PE-95 e BR-104.

Do Blog de Jamildo

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Em Pernambuco, uso de internet nas repartições será disciplinado


O governador João Lyra Neto assinou o Decreto Nº 40.654/2014, que dispõe sobre o monitoramento e controle do uso da internet corporativa nos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta no âmbito do Executivo estadual. A legislação disciplina o acesso a internet para servidores, empregados, estagiários, prestadores de serviço e até visitantes, que somente poderão utilizar a rede para fins laborais.
O disciplinamento do uso da internet, que foi detalhado em 12 artigos, objetiva a racionalização da rede, uma vez que seu uso indevido pode, segundo o texto do decreto, “congestionar o tráfego de informações, causando perda de integridade ou a inserção de códigos eletrônicos nocivos à rede corporativa do Governo do Estado”. Entre as proibições discriminadas no artigo 4º, estão: “acessar portais ou páginas de conteúdos inapropriados que venha atentar com a integridade moral e bons costumes; utilizar a rede para fins comerciais visando obter lucros pessoais; além de fazer propagação em massa de mensagens de correios eletrônicos e/ou arquivos, salvo em casos de interesse da Administração”.
A legislação também disciplina especificamente o uso da internet em unidades de atendimento ao público. Conforme detalhado no artigo 5º, fica proibido nessas unidades “acessar redes sociais, jogos online, serviços abertos de mensagens instantâneas, fóruns não profissionais, gincanas e concursos online”. A inobservância das proibições estabelecidas no decreto serão monitoras pela Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI) que, além de desenvolver ações de monitoramento e controle; deverá apresentar relatórios sistemáticos referentes a utilização da internet corporativa à Secretaria de Administração do Estado.

Do Blog do Mário Flávio