terça-feira, 26 de novembro de 2013

NATAL ELEITORAL

Um fato inusitado e revelador marcará o Natal de 2013 em Santa Cruz do Capibaribe. Papai Noel, de passagem por estas terras, deixou cair de seu trenó as cartas com os pedidos natalinos de algumas personalidades ilustres de nossa cidade. Este blog teve acesso com exclusividade ao material e publica hoje o resumo dos pedidos em primeira mão.

Fernando Aragão – Meu bom velhinho, este ano mais uma vez me comportei com humildade e submissão e espero que você realize o meu maior desejo que é ser algum dia o candidato do grupo taboquinha, nem que seja na eleição para síndico do Moda Center.

Dida de Nam – Papai Noel, Neste ano de 2013 meu único desejo é ver Poço Fundo pegando sinal de telefone celular. Não aguento mais tanta provocação e nem com meu próprio dinheiro consegui realizar este sonho. Conto com sua ajuda.

Jéssyca Mônica – Querido Papai Noel, Neste ano, ao contrário do Ernesto fala, fui uma vereadora educada e exemplar “para a situação”. Por isso quero continuar vereadora em 2014 e se for possível um combo com nenhum Maia sendo eleito, eu ficaria eternamente agradecida.

Luciene Cordeiro – Companheiro Noel, como vivemos uma gestão pautada no planejamento, desejo que seja pago dezembro, décimo e terço dentro do mês de dezembro.

Júnior Gomes – Papai Noel, meu pedido é complicado para nós, mas tenho esperança que você consiga realizar: Quero que seja aprovado o projeto de reeleição da Câmara e que eu continue na presidência e seja o Guilherme Uchoa de Santa Cruz.

Romenyck Stíffen – Para 2014 desejo que minhas CURTINHAS provoquem LONGAS polêmicas e repercutam o ano inteiro.

Ernesto Maia – Papai Noel, Com todo respeito, eu acho que tenho direito a três presentes porque Deomedes e Carlinhos, com certeza, querem o que for melhor pra mim. O primeiro é tomar de vez a liderança do grupo taboquinha, coisa que já tenho feito silenciosamente sem sua ajuda; o segundo é me eleger deputado estadual em 2014 e o terceiro é que Jéssyca encerre logo o seu mandato com data de validade e me deixe sossegado. Desde já agradeço e lhe digo que caso você não contemple com esses presentes entrarei com uma representação no Ministério Público, pois fiquei sabendo que esse seu trenó foi locado na KMC com preço superfaturado.

Dimas Dantas – Papai Noel, Já consegui ser secretário de educação sem ser professor e agora que já provei da “Fonte” do improvável, quero ser deputado estadual já em 2014.

Diogo Moraes – Noel amigo, como presente quero “apenas” ser da cozinha do Presidente da república e que o povo pare de ligar tanto para meu celular.

Afrânio – Bom velhinho, como presente quero ser o próximo presidente da câmara de vereadores.

Socorro Maia – Querido Papai Noel, o presente que quero receber é a eleição de Armando Monteiro para governador para que ele me dê um cargo melhor do que o que Eduardo deu a Toinho, pois não aguento mais essa vida de professora readaptada com Clodoaldo diretor.

Luciano Bezerra – Noel, espero ganhar de presente a minha cadeira de vereador de volta e como prêmio, por minha ausência, a presidência da câmara. Espero também que o prefeito possa encontrar um super secretário que me substitua a altura.

Toinho de Pará – Agora que já ganhei um emprego, só quero me eleger deputa estadual e que Bidinga nunca mais cante a paródia com meu nome.

Narah – Meu presente é uma Santa Cruz cheia de Paz e com nem tantas mulheres na política.

Alessandra Vieira – Desejo que a decoração de Natal da cidade fique pronta antes do dia de Reis.

Bil Coutinho – Velho Noel, o presente que gostaria de ganhar era ver o senhor parar com esse assistencialismo eleitoreiro e com a política do pão e circo na nossa cidade.

Pipoca – Papai Noel, Além do Whisky quero continuar vereador na próxima eleição.

         Informamos que não tivemos acesso ao pedido do deputado federal José Augusto, pois o pedido dele foi feito pelo tablete via whats app.

Por fim, constatamos que sempre haverá reviravoltas e desentendimentos na política local, pois muitos desejam os mesmos espaços e nem um ser sobrenatural como Papai Noel seria capaz de satisfazer a todos e colocar um fim nas eternas novelas que se escrevem a cada ano por aqui.

Papai Noel não, mas você eleitor pode contribuir para a solução de parte significativa desses impasses. Dê a si mesmo e a cidade o melhor presente possível: A escolha consciente na hora do voto. Lembre-se sempre que uma cidade melhor para se viver começa por você.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

A ALIANÇA PT-PSDB CONTRA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Publicado por Inclusão Já! 
20/11/2013
Por Luis Nassif

            Ontem, no Senado, quase se consumou um pacto inédito, entre o PT e o PSDB, na Comissão de Educação do Senado - presidida pelo senador tucano Álvaro Dias. Não se pense em nenhum objetivo de interesse público.
            Uma frente montada por Álvaro Dias, pelos petistas Paulo Paim e Lindhberg Farias, apoiado pelas Ministras Gleise Hoffmann, da Casa Civil, e Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, pretendeu eliminar a Meta 4, do Plano Nacional de Educação, e acabar com a obrigatoriedade da rede básica de ensino acolher crianças com deficiência.
Não fosse o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) requerer vistas, poderia ter sido aprovado por acordo de lideranças.
                Em 2010, 700 mil educadores de todo o país reuniram-se em conferências municipais e estaduais, desembocando no CONAE (Conferência Nacional de Educação) que definiu um conjunto de metas para os próximos dez anos. A meta 4 é sobre educação inclusiva. E peça central de sua implementação é a obrigatoriedade das crianças com deficiência serem matriculadas na rede básica.
Trata-se de um trabalho complexo, que começa pela obrigatoriedade da escola se preparar para acolher as crianças com deficiência. Há um sem-número de programas no MEC (Ministério da Educação) de apoio à inclusão, desde salas multifuncionais (para todo tipo de acessibilidade), veículos especiais, pagamentos diretos para reformas de escola, pagamento para matrículas, para atendimento especial).
Em 2007, o MEC criou uma linha especial de financiamento para as APAEs contratarem professores que pudessem acompanhar alunos nas escolas regulares. A mais relevante APAE do país - a histórica
APAE São Paulo, onde começou o movimento - aderiu, fechou sua escola especial, preparou os professores para o atendimento na rede básica. Em vez de apenas 80 alunos, passou a apoiar 400.
                De 337.326 alunos com deficiência atendidos em 1998 (dos quais apenas 43.923 na rede regular) saltou-se para 820.433 em 2012, 620.777 da rede regular, cerca de 200 mil nas escolas especiais.
            Nesse período, no entanto, o movimento das APAEs foi dominado pela Federação das APAEs, que acabaram por se tornar um aparelho político ambicionado por oportunistas de todos os partidos.
            Acabaram por dominar os convênios com o poder público e, a partir dai, a exercer uma marcação implacável para impedir a adesão de APAEs municipais à educação inclusiva.
                A APAE de Contagem é exemplar. Participa de estudos com a Secretaria da Saúde de Minas, com o MEC, foi a primeira a trabalhar o conceito de educação inclusiva nos anos 90.
Recentemente, foi descredenciada pela Federação das APAEs por não abrir mão da Educação inclusiva e o trabalho de 19 educadores.
O oportunismo político pretende deixar em mãos dessas Federações o controle das verbas públicas para deficiência.
É questão de tempo para a opinião pública assimilar as informações e se dar conta da relevância da educação inclusiva. Quando isso ocorrer, todo o capital político que oportunistas de todos os partidos pretendem angariar virará pó.

domingo, 10 de novembro de 2013

FATOS ENGRAÇADOS QUE SÓ ACONTECEM NO BRASIL

O Brasil é, sem dúvida alguma, um dos países mais bonitos e abençoados do mundo. O seu imenso território abrange cidades de belezas naturais exuberantes que chamam a atenção de todo o planeta.

Fomos abençoados porque não sofremos as intempéries de acidentes naturais como terremotos, maremotos, tsunamis e furacões, bem como por não termos ocorrências de casos terroristas que ceifam as vidas de pessoas inocentes.

Porém, infelizmente para todos nós, brasileiros, em nossa pátria amada Brasil, ocorrem centenas de fatos engraçados diariamente que fogem ás regras da dignidade humana de quaisquer países mais sérios, cujas administrações são realmente idôneas e de reputações ilibadas. O exemplo mais triste que podemos citar como fonte inesgotável de tais fatos é a criminalidade de um modo geral.

Aqui no Brasil, um bandido pode matar um pai de família, um jovem, uma mãe de família, um senhor ou uma senhora de idade ou até mesmo, uma inocente criança e simplesmente ficar impune como se nada tivesse acontecido, porque as formalidades exageradas do nosso pútrido e imprestável código penal protegem muito mais do que punem rigorosamente aos que vivem fora da lei.

Porém, se uma dessas pessoas de bem reagirem a um assalto para protegerem as suas integridades, bem como às de seus familiares, matando um assaltante em legítima defesa, estarão completamente encrencados perante a lei que logo dará um jeito de encarcerá-los.

Aqui no Brasil, bandidos quando são presos ou escoltados para algum lugar, utilizam coletes à prova de balas para salvaguardarem as suas integridades por imposição da lei. Os cidadãos de bem não possuem tais direitos.

Se um pai de família desesperado raspa a casca de uma árvore para fazer chá para os filhos, será preso imediatamente por crime ambiental, mas se um estuprador violentar 5, 10 ou 15 mulheres, será recolhido com direito a progressão de pena e liberação posterior, para voltar a cometer as mesmas barbáries.

Os cidadãos honestos e de bem não podem ter armas em casa, mas podem ter as mesmas invadidas por criminosos, ficarem sem seus bens que tanto labutaram para conquistá-los e perderem as suas vidas se esboçarem reações, porque as leis brasileiras dão o livre arbítrio para os bandidos fazerem de todos nós o que quiserem, mas nos negam o direito de nos defendermos.

Os fatos são considerados tão banais e sem importâncias para as nossas autoridades, que até mesmo, aos motoristas sem habilitações, bêbados e drogados, é dado o direito a matarem no trânsito, pagarem fianças e serem liberados porque, matar no trânsito sob efeito de uma das condições acima, não é considerado crime doloso, mas culposo. Isto é, o sujeito se droga com entorpecentes ou bebidas alcóolicas, assume todos os riscos de dirigir alterado, atropela, mata ou deixa aleijadas pedestres inocentes e simplesmente paga uma fiança na delegacia para ser liberado. É mesmo para todo mundo morrer de rir!

Pulando de crimes comuns para os de estelionatos cometidos por uma raça de carrapatos e morcegos-vampiros chamada políticos corruptos, as leis do falecido código penal permanecem as mesmas. Isto é, valem muito menos que o número 2 de quaisquer gatos porque não punem, deixam ilesos e apadrinham a todos os larápios do tesouro público nacional.

Um belo exemplo desse tipo de piada que até mesmo humoristas como Chico Anísio, Costinha e Ari Toledo gostariam de ter contado, é o caso do famoso MENSALÃO.

Entre julho e agosto de 2012, o Superior Tribunal Federal (grande, seríssima e idônea autarquia) julgou e condenou todos os envolvidos, deixando presos uns e livres para voar, outros (SÓ POLÍTICOS).

Um ano depois do julgamento, os advogados dos mencionados políticos entraram com um recurso chamado "Embargos Infringentes", com a finalidade de cancelar o julgamento anterior e fazer um outro. No dia 12/09/2013, quinta-feira, a população de palhaços (TODOS OS CIDADÃOS DE BEM PAGADORES DE IMPOSTOS E CUMPRIDORES DE SUAS OBRIGAÇÕES CÍVICAS) do grande circo chamado Brasil, ficou estarrecida e surpresa com o resultado do julgamento de tais recursos: Cinco ministros votaram contra e cinco (um dos quais disse não estar nenhum pouco preocupado com as opiniões negativas da população) a favor da realização de um novo julgamento.

Para rir sem parar: a sua excelência, o ministro responsável pelo voto de desempate, senhor Celso de Melo, já se pronunciou neste dia 17/09, a favor de um novo julgamento, sob a alegação de que a justiça brasileira deveria ser transparente (somente para as ratazanas políticas, porque, para as pessoas de bem ou comuns, ela permanece sem querer prestar de jeito nenhum), sem dar ouvidos às opiniões públicas. Isto é, para este senhor que defende veementemente o direito dos políticos bandidos, as nossas opiniões não valem nada!

Por que será que estas mesmas oportunidades não são ofertadas a um cidadão trabalhador que por um motivo muito justificável se vê obrigado a furtar uma lata de leite de um supermercado para alimentar os filhos famintos?

Em resumo: O nosso idolatrado Brasil é um grande circo de corrupção e sem leis, onde todas as autoridades e políticos corruptos são seus artistas principais e nós, contribuintes e cidadãos de bem, somos os palhaços que ocupam simplesmente um lugar secundário.

POR: FRANKC JOSÉ DE ANDRADE MEDEIROS

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO E A DIFERENÇA ENTRE ESCUTAR E OUVIR

Com o avanço tecnológico, obtivemos diversas conquistas e avanços que facilitam e muito nosso dia a dia, porém, vivemos um momento de crise nos relacionamentos em âmbito geral.

São raras as culturas que optam por um diálogo mais formal, ou melhor, dizendo a “moda antiga”. Num passado não tão distante, fazíamos questão de conversar com as pessoas podendo olhar para ela e neste processo de comunicação, percebia-se como a pessoa estava, seu tom de voz e muitas vezes, este era o momento que se descobria que não estava bem e conversavam sobre isto. Como é bom ser consolado, orientado e sentir que uma pessoa se preocupou com você e ali se chegava a um ponto comum e saiam com uma ação a tomar que faria toda a diferença.

E hoje? Como você se relaciona com seus familiares, amigos pessoais, da escola e/ou colegas de trabalho? E em casa, no seu lar? Como anda esta questão? Sabemos mais ouvir ou escutar? Qual a diferença entre um e outro?

Aliados, acredito que muitos vão dizer que a comunicação independente com quem quer que seja, está cada vez mais escasso e as pessoas acabam tendo cada vez mais dificuldade de se expressar, se comunicando muitas vezes por e-mail, torpedos ou por redes sociais, mesmo estando próximo da pessoa.

No lar, o ambiente normalmente é o reflexo que convivemos externamente e aí está um sinal de alerta importante. Devemos combater e não permitir que isto afete a harmonia do seu lar. Você sabe quem pode começar a fazer a diferença quanto a isto? Você!!! Isto mesmo meu caro leitor... Uma vez que você internalizar esta importante missão, plantará as sementes de amor, respeito, cidadania, maturidade e resgatará o que de fato nunca poderia ter sido deixado para trás, ou seja, a prática de um bom relacionamento íntegro e saudável.

Uma excelência na comunicação sempre ocorre quando praticamos o saber ouvir ou escutar! Qual a diferença entre as duas?

A diferença entre ambas é a ATENÇÃO. Grande parte das pessoas quando estão conversando apenas escutam, ficando normalmente no piloto automático, pensando em outros assuntos e na maioria das vezes, muda-se a pauta sem o menor cuidado. Já quem sabe ouvir, olha atentamente para a pessoa que está falando, observa cada detalhe, se envolve no assunto e no final, descobre a solução de um problema, compartilha daquela opinião, fortalece o relacionamento, a amizade, aprende e demonstra fidelidade a quem estava falando. Então aliados, vamos promover um novo momento e resgatar valores que nunca deveriam ter sido deixados de lado. Vamos praticar o SABER OUVIR e tenha certeza de que poderemos multiplicar esta boa prática para o dia a dia.

Posso garantir que não irá se arrepender. Dê esta oportunidade para você e vamos em frente

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO 



quarta-feira, 6 de novembro de 2013

OU NÃO?!...

A fórmula da juventude

Se usar tablet é sinônimo de juventude, ter um Cabo HDMI AudioQuest Diamond de US$ 1.495 é ser uma criança e ter um smartphone Vertu Constellation Quest que custa US$ 8.299 é ser ainda um espermatozoide.

A dinastia Vieira

A terra que já teve Toinho do Pará como prefeito e deputado não poderia questionar o potencial da primeira dama Alessandra Vieira para ocupar um cargo no legislativo. A questão é que redutos custam caro e não se doa a qualquer um, eis uma das razões do Brasil ser uma monarquia camuflada de república.

Armandilha 2014 1

O deputado Federal José Augusto Maia tem como mote principal para sua campanha a reeleição em 2014 o movimento emancipalista que tem encabeçado. A deputada Raquel Lira já se posicionou contrária à criação de novos municípios. Armando Monteiro estava em Brasília, mas preferiu não votar o projeto.

Armandilha 2014 2

Recentemente, vinte e três prefeituras de Pernambuco fizeram greve devido à redução do FPM. 80% dos municípios pernambucanos dependem apenas do repasse federal. Criar novas cidades diminuiriam ainda mais os repasses. Com isso o sinal de alerta foi ligado entre os futuros e atuais gestores.

Armandilha 2014 3

Armando, em entrevista ao Jornal do Comercio, não demonstrou interesse na criação de novos municípios. Se o projeto trata apenas da devolução da autonomia para criação de novos municípios para os estados, como José Augusto pedirá votos para si e para Armando com este mesmo argumento, se Armandão não simpatiza com a ideia?

A união dos contos de fada

Não sei por que ainda se fala em união no grupo de oposição em Santa Cruz do Capibaribe no que diz respeito à montagem do palanque para 2014. “Zangado” só tem vez coma Branca de Neve que aprendeu a conviver com sua sisudez. “A Fera” não encontrou a bela aceitação do grande rei e o Patinho feio resolveu virar cisne e viver feliz a sua candidatura independente. Esqueçam tudo isso, afinal, todos sabemos que só existe a Fada do dente e esse rei aí é o Midas ao contrário.


Fazer mais com menos

A maior prova de que o governo Vieira está bem avaliado, embora a oposição negue até a morte, é que após a redução de 50% das gratificações de alguns servidores, em razão da redução dos repasses federais, ninguém se rebelou ou chiou, pelo menos publicamente. O mote do "fazer mais com menos" chegou a Santa Cruz, mas poderia ter mudado para "fazer mais ganhando menos".

Copa do Mundo altera calendário escolar da rede estadual em 2014

Por conta do evento esportivo, as férias escolares do meio do ano, que tradicionalmente ocorrem durante o mês de julho, acontecerão no período de 12 de junho a 27 de junho


Foto: Bernardo Soares/Acervo JC Imagem


A Copa do Mundo do Brasil, que vai ser disputada entre os dias 12 de junho e 12 de julho, vai alterar o calendário escolar da rede estadual de ensino em 2014. Por conta do evento esportivo, as férias escolares do meio do ano, que tradicionalmente ocorrem durante o mês de julho, acontecerão no período de 12 de junho a 27 de junho. Na primeira fase da Copa não haverá aula na rede estadual de ensino nos dias em que o Brasil jogar. Nas demais fases só não terá aula se o Brasil for classificado.
O calendário escolar de 2014 foi divulgado na manhã desta quarta-feira, durante entrevista coletiva na sede da Secretaria de Educação do Estado. Alunos que querem estudar em escolas estaduais devem ficar atentos com o calendário de matrículas. Estudantes novatos devem se cadastrar a partir do dia 11 de novembro até o dia 3 de dezembro, através do site da Secretaria de Educação. As vagas são destinadas aos alunos novatos, transferidos de outros Estados ou municípios, procedentes de escolas particulares ou que estão retornando aos estudos. Os alunos veteranos terão a vaga assegurada automaticamente. O prazo para efetivação será de 6 de janeiro a 10 de janeiro 2014.
O sistema filtrará a vaga utilizando a ordem de opções de escolas fornecidas pelo candidato, que será comunicado, por telefone, sobre a confirmação da matrícula e os procedimentos necessários para a sua efetivação na secretaria da unidade escolhida.

Já a central de atendimento telefônico estará em funcionamento de 07 de dezembro a 30 de dezembro. Através do número 0800 286 0086, o interessado faz sua inscrição no sistema, que buscará uma vaga na escola de preferência do estudante. Havendo confirmação da vaga, o estudante será informado sobre documentação, número de matrícula e período em que deverá comparecer a unidade escolhida para efetivar sua matrícula.

No caso dos estudantes da rede que optarem por mudar de escola esses terão que, no ato na efetivação, apresentar certidão de nascimento, comprovante de escolaridade (em caso de transferência ou retorno aos estudos), cartão de vacinação (para os alunos do ensino fundamental) e comprovante de residência com CEP. Já os alunos da rede que permanecem na mesma unidade de ensino precisarão apenas assinar a confirmação de matrícula se dirigindo à unidade.

Os oriundos da rede privada ou que estão retornando aos estudos devem confirmar seu interesse, levando a mesma documentação à escola onde estudará, de 13 de janeiro a 17 de janeiro.

Do JC Online


SANTA CRUZ TERÁ DOIS REPRESENTANTES NOS JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE EM BELÉM DO PARÁ



A capital paraense será a sede da maior edição dos Jogos Escolares da Juventude entre os dias 7 e 16 de novembro e os alunos Anderson Renato Gomes de Lima da Escola Maria do Socorro Aragão Florêncio e Danilo Dantas de Souza da Escola Dr. Adilson Bezerra de Souza representarão a cidade de Santa Cruz do Capibaribe e suas respectivas escolas na modalidade ciclismo de 15 a 17 anos.
Nossos atletas embarcam nesta quarta-feira, 6, na companhia do treinador, Artur Barbosa da Rocha, com a expectativa  de alcançar bons resultados e confirmar a força do ciclismo santa-cruzense em mais uma competição nacional.
A equipe conta com o apoio de alguns amigos e da Vereadora Jéssyca, que também é diretora de uma das escolas representadas. "É importante motivar e incentivar as potencialidades dos nossos atletas", pontuou a vereadora.
Serão quase quatro mil jovens atletas com idade entre 15 a 17 anos de 1251 escolas públicas e privadas de todas as regiões do país competindo em 13 modalidades (atletismo, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez), um recorde na história da competição, que desde 2005 é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Além dos futuros talentos do esporte nacional, treinadores, oficiais, árbitros, embaixadores, observadores internacionais, voluntários, comitê organizador e comitê local, estarão envolvidos no evento que reunirá representantes de 26 estados do Brasil, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade anfitriã. Ao todo, quase seis mil pessoas participarão da maior competição esportiva escolar do país. 
Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes.