terça-feira, 15 de outubro de 2013

“O SOM AO REDOR”

O som ao redor que falo não é o do premiado filme de Kléber Mendonça Filho, mas o causado pelas recentes mudanças implantadas no trânsito de nossa cidade.
Como trabalho e moro perto das avenidas Teonilo Silvestre e Cesário Aragão, agora vias de mão única, convivo há alguns dias com os insistentes apitos dos orientadores de trânsito que, incansavelmente, bombardeados por críticas e motoristas teimosos, não param de soprar o apito e fazer o seu trabalho.
Ao ouvir o som, sinto que algo está mudando para melhor na nossa cidade. Só fico triste por presenciar tantos motoristas fingindo não saber ou não ter visto a placa indicativa de contramão, principalmente quando são os mesmos que reclamam do trânsito e desejam uma cidade melhor. Deveriam saber que uma cidade melhor se constrói por nós mesmos com os pequenos gestos do dia a dia e não com reverência a uma cor.
Espero, em breve, não mais ouvir os inúmeros apitos, pois saberei que o trabalho dos orientadores atingiu seu propósito e que os motoristas aprenderam a importância de pensar no todo. Como diria o grande Charles Chaplin: "O som aniquila a grande beleza do silêncio”.