quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Prefeitura de Brejo da Madre de Deus reabrirá inscrições para concurso

Acatando a decisão do Tribunal de Contas, em decisão monocrática do Conselheiro Carlos Porto, noticiada através do Oficio TCGC03 Nº 0579/2012, de 12 de novembro de 2012, a Prefeitura de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, reabrirá no próximo dia 21 de novembro as inscrições para o concurso público para diversos cargos.
As inscrições serão realizadas pela internet, ww.advise.net.br/ns/, ou presencialmente na sede da Prefeitura de Brejo da Madre de Deus. O último dia de inscrições é o dia 11 de dezembro.
As provas serão realizadas no dia 13 de janeiro de 2013 para os candidatos do médio e no dia 20 de janeiro para os candidatos de nível superior.
Do NE10

domingo, 4 de novembro de 2012

Sedentarismo já ameaça reduzir expectativa de vida

Pesquisa aponta que em 2030 a inatividade física pode abreviar em até cinco anos a expectativa de vida, caso seja mantido o ritmo atual

Um estudo que analisa dados de Brasil, Estados Unidos, Grã-Bretanha, China e Índia alerta que o crescente sedentarismo nestes países ameaça formar a primeira geração de jovens que viverá menos que seus pais. O trabalho, que tem o American College of Sports Medicine como coautor, conclui que em 2030 a inatividade física pode abreviar em até cinco anos a expectativa de vida, caso seja mantido o ritmo atual.
As projeções, que tiveram a participação de 70 especialistas ligados às áreas de saúde e educação física, indicam que em 18 anos o Brasil terá diminuído em cerca de 34% os níveis de atividade física desde o começo da década passada. Somente entre 2002 e 2007, a queda foi de 6%. 
Segundo Lisa MacCallum Carter, executiva global da Nike, que também é coautora da pesquisa, o País começa a sofrer os males que já são sentidos há algumas décadas pelos países mais desenvolvidos - de 1965 a 2009, a queda da atividade física nos Estados Unidos foi de 32%. 
"As máquinas e carros têm feito as atividades físicas por nós, e isso é uma coisa boa, pois apreciamos o padrão de vida moderno. Mas é preciso observar a quantidade de movimento que é perdida por isso e buscar formas de compensar", afirma a executiva. "Se uma criança está ameaçada de viver uma vida mais curta que seus pais, este é o oposto do progresso humano."
Segundo Lisa, as estatísticas levam em conta outros fatores, como nutrição, mas o sedentarismo tem papel central, especialmente em países desenvolvidos ou em desenvolvimento. Ela lembra que as dez doenças que mais matam nos 50 países mais ricos do mundo estão relacionadas à falta de atividade física.
JC ONLINE

Bombeiros tentam controlar incêndio na Mata de Biturí em Brejo da Madre de Deus


Homens do Corpo de Bombeiros permanecem na manhã desta sexta-feira (2) na Mata do Bituri, em Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco, tentando acabar com um incêndio que atinge a área desde a madrugada desta sexta.
O fogo atinge o trecho da Mata Atlântica e segundo os bombeiros, o incêndio é de grande proporção e difícil de controlar por causa dos pontos onde as chamas estão se espalhando e pela rapidez que vem se alastrando.
Na manhã desta sexta-feira o Corpo de Bombeiros solicitou à Secretaria de Defesa Civil um helicóptero para auxiliar na localização e controle dos pontos de incêndio.
Do NE10

Game para autistas rende participação em feira americana

Software desenvolvido por estudantes da ETEPAM será apresentado na Intel ISEF 2013, no Arizona

Sete meses se passou desde que os estudantes do 2º ano da Escola Técnica Estadual Professor Agamemnom Magalhães (ETEPAM)Thiago Pedrosa e Luiz Reis juntaram-se ao professor de empreendedorismo Eraldo Guerra para o desenvolvimento de um software que promete ajudar crianças autistas. O resultado do esforço tem como prêmio o reconhecimento do trabalho e carimbo no passaporte: os três embarcam para a cidade americana de Phoenix, no Arizona, para apresentar o projeto na Intel ISEF 2013, feira científica internacional realizada em maio.
O convite para participar da feira veio na última sexta-feira (26), como prêmio pelo primeiro lugar obtido na categoria Ciência da Computação da Mostratec, competição internacional de trabalhos técnicos organizada pela Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo (RS). Na ocasião, o grupo foi sorteado ainda com uma bolsa mensal de R$ 1,1 mil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que receberá durante um ano para a realização do trabalho.
O grupo desenvolveu o Can Game, um software multidisciplinar para o tratamento de crianças autistas. “A tese que desenvolvo no mestrado é sobre autismo. A gente fez uma pesquisa científica a respeito do comportamento autista e unimos com o conhecimento dos meninos. É um game lúdico, por meio do qual as crianças aprendem as disciplinas trabalhadas em sala de aula e desenvolvem a cognição”, explica Eraldo Guerra.
O jogo apresenta às crianças uma sequência de cartas com atividades ligadas ao cotidiano, como alimentação e higiene. O objetivo é organizá-las conforme a ordem necessária para realização das ações. Também foi desenvolvido um módulo em que a criança precisa soletrar as palavras exibidas na tela.
Ansioso por sua primeira viagem internacional, o estudante de Design de Interiores Thiago Pedrosa conta que o objetivo do projeto é ajudar a sociedade. “A gente não pensa em vender o software, pois é um projeto social. Nós pretendemos doá-lo para escolas e instituições que precisam”.
Projetado para notebooks, smartphones (wp7) e Kinect, o software se baseia no sensor dos movimentos da criança para realização das tarefas. Através de um dispositivo de rastreamento, pais e médicos podem acompanhar via e-mail o andamento das atividades realizadas pela criança.
Batizada de Life Up, a equipe responsável pelo projeto é formada ainda pelos universitários e estagiários do Centro de Inovação da Microsoft Rodolfo Soares e Allan Ramos.
Intel ISEF -A Intel® International Science and Engineering Fair é a maior competição científica de ensino médio do mundo. Participam dela anualmente mais de 1,5 mil estudantes de cerca de 70 países. Os trabalhos inscritos são avaliados por doutores e os melhores disputam bolsas escolares e U$ 3 milhões em prêmios.

SEDUC PE